Para muitos, a rotina de cuidados com o cabelo é baseada apenas no uso do shampoo e do condicionador. Para outros, além da higiene, também é considerável fazer um tratamento com máscara hidratante uma vez na semana. Mas se o seu objetivo é ter um cabelo bonito, brilhoso, maleável, sem pontas duplas, longe do ressecamento e bem saudável, o método recomendado da vez é o cronograma capilar. Você já ouviu falar nessa técnica? Sabe como fazer? O DermaClub preparou um guia completo do ritual - com todos os passos e produtos recomendados - e mostrou como é simples montar essa agenda sem precisar sair de casa.

1. O que é cronograma capilar?

O cronograma capilar nada mais é do que uma rotina de cuidados com os cabelos baseada em três tratamentos bem famosos e essenciais para a saúde dos fios: reconstrução, hidratação e nutrição. Cada uma dessas etapas ajuda na recuperação da fibra capilar como o ressecamento, oleosidade ou quebra. Esses problemas podem surgir por conta de alguns fatores: poluição, radiação solar, uso de ferramentas de calor - como secador, difusor, prancha ou babyliss - ou procedimentos químicos - coloração, descoloração, progressiva, relaxamento, entre outros.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2. Posso fazer cronograma capilar no meu tipo de cabelo?

Essa agenda de cuidados é indicada para todos os tipos de cabelo que estejam passando por algum problema, ou apenas para os manter saudáveis. Então, independentemente do formato ou das características dos fios - sejam eles lisos, ondulados, cacheados, crespos ou em transição -, se suas madeixas estiverem vulneráveis, a melhor decisão é apostar em um cronograma capilar.

3. Etapas do cronograma capilar

3.1. Hidratação

A hidratação é responsável por repor a água e os nutrientes do cabelo que são perdidos diariamente. Sem ela, os cabelos ficam secos, opacos e sem vida. Por isso, é uma etapa indispensável do cronograma capilar.

3.2. Nutrição

Esta etapa tem a função de repor os lipídios da fibra capilar, ou seja, o óleo produzido pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, cuja função é nutrir e formar uma barreira protetora nos fios. Porém, muitos cabelos são carentes dessa proteção, como, por exemplo, os cacheados e crespos, que possuem uma curvatura que impede a oleosidade de chegar às pontas.

3.3. Reconstrução

Já a reconstrução age na reposição da proteína (massa) dos fios, em especial, a queratina. O cabelo que necessita dessa etapa, normalmente está muito quebradiço, fraco, fino e poroso por conta de procedimentos químicos.

4. Teste de porosidade: descubra o tratamento que o seu cabelo mais precisa!

Antes de organizar o seu cronograma, é importante descobrir o que o seu cabelo precisa e de que tratamento ele está mais necessitado. Para isso, basta fazer um teste de porosidade - colocando um pouco de água em um copo transparente e, logo depois, um fio de cabelo. Os resultados são:

Se o cabelo boiar: HIDRATAÇÃO

Se o cabelo afundar: RECONSTRUÇÃO

Se o cabelo não boiar, nem afundar: NUTRIÇÃO

5. Chegou a hora de montar seu cronograma capilar

5.1. Se o teste indicou hidratação:

1ª semana: HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO, HIDRATAÇÃO

2ª semana: NUTRIÇÃO, HIDRATAÇÃO, RECONSTRUÇÃO

3ª semana: HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO, HIDRATAÇÃO

4ª semana: NUTRIÇÃO, HIDRATAÇÃO, RECONSTRUÇÃO

5.2. Se o teste indicou reconstrução:

1ª semana: NUTRIÇÃO, RECONSTRUÇÃO, HIDRATAÇÃO

2ª semana: HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO, HIDRATAÇÃO

3ª semana: NUTRIÇÃO, HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO

4ª semana: HIDRATAÇÃO, RECONSTRUÇÃO, HIDRATAÇÃO

5.3. Se o teste indicou nutrição:

1ª semana: RECONSTRUÇÃO, HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO

2ª semana: HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO, HIDRATAÇÃO

3ª semana: RECONSTRUÇÃO, HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO

4ª semana: HIDRATAÇÃO, RECONSTRUÇÃO, HIDRATAÇÃO

O importante é sempre alternar os tratamentos nas lavagens e dar um espaço de dois dias entre uma e outra.

6. Produtos para incluir no seu cronograma capilar

6.1. Máscaras capilares

Esse é um produto essencial no cronograma capilar. Por ter mais ativos concentrados, a máscara age por muito mais tempo no cabelo, mesmo após a lavagem. O ideal é procurar um produto com as características necessárias para cada etapa do seu cronograma. Por isso, fique atento às informações presentes sobre os ativos no rótulo.

6.2. Cremes de limpeza

Esse produto é ótimo para ser alternado com o uso do shampoo e condicionador - realizando as duas funções. Ele acalma o couro cabeludo sensível ou sensibilizado e renova a fibra capilar, deixando a região limpa e hidratada, sem fazer espuma.

6.3. Shampoo

A raiz costuma ser mais oleosa do que o comprimento dos fios. Para manter o couro cabeludo limpo, é importante lavar a região com um shampoo. Invista em um produto com a textura mais leve e, de preferência, sem sulfato e parabenos.

6.5. Condicionador

O produto ajuda a hidratar e a selar as cutículas dos fios, preservando o efeito da máscara hidratante por muito mais tempo. O condicionador também ajuda a dar brilho no cabelo, principalmente quando é removido com um jato de água fria.

7. Mitos e verdades sobre o cronograma capilar

7.1. Preciso fazer cronograma capilar para sempre.

Mito. O ciclo do cronograma capilar pode ser fechado dentro de quatro semanas. Os efeitos podem ser notados a partir da primeira semana, porém quando continuamos com o tratamento, os resultados são muito mais intensificados.

7.2. Não tem problema tirar uma etapa do cronograma capilar.

Mito. É importante saber que todas as etapas - hidratação, nutrição e reconstrução - se completam. Por isso, não podemos remover nenhuma do cronograma capilar.

7.3. O cronograma capilar é recomendado para todos os tipos de cabelo

Verdade. Essa agenda de cuidados gera benefícios para todos os tipos de cabelo que estão passando por algum problema, seja de ressecamento, excesso de oleosidade, pontas duplas, cabelos finos, etc. O cronograma possui a função de devolver a saúde dos fios, independentemente das suas características.