A barba pode ser usada de diversas maneiras, explorando o estilo de cada homem. Mas você sabe como cuidar corretamente dos fios do rosto durante o verão? Fique tranquilo! Não é preciso se desfazer dela por causa do calor! O DermaClub separou dicas valiosas de como lavar, hidratar e, principalmente, proteger a pele e os fios do sol. Confira!

Entenda por que os cuidados com a barba são importantes

Na estação mais quente do ano, as altas temperaturas são frequentes, o que pode aumentar a oleosidade da face e estimular a dermatite seborreica - popularmente conhecida como caspa - no local. “Esta é uma região muito sensível, e, consequentemente, está mais vulnerável a contaminações. Minha indicação é lavar diariamente com produtos específicos para os fios e que atendam as necessidades da pele”, explicou a dermatologista Juliana Jordão, da cidade de Curitiba.

Descubra como lavar adequadamente a área

Especialistas explicam que os cuidados são semelhantes aos dos cabelos, com o auxílio de shampoos, condicionadores e, para finalizar, ceras ou óleos. “Os fios podem ser hospedeiros de bactérias e fungos se não forem higienizados da maneira correta. A limpeza deve ser feita todos os dias, no entanto, a hidratação pode ser realizada com menor frequência - de uma a duas vezes na semana”, esclareceu.

Saiba como deve ser feita a proteção solar na face com barba

Segundo a dermatologista, a proteção da pele da face pode ser feita de duas maneiras. “Quando o homem possui barba cheia, que completa o rosto e a usa com um corte cerrado, ela se torna proteção para a pele. Assim como os cabelos atuam com o couro cabeludo. Já quando o crescimento dos fios é irregular, as áreas que ficam expostas devem receber o filtro solar”, indicou. Aposte em produtos de fácil aplicação e rápida absorção.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.