É quase unânime entre as mulheres que a sensação de amamentar os filhos é umas das melhores experiências dos primeiros meses de vida das crianças, porém o ato pode não ser tão bem recebido pelas mães. Os mamilos femininos ficam, por muitas vezes, machucados durante o período. Por isso, o DermaClub conversou com a Dra. Isadora Rosado, dermatologista na cidade de Natal, que contou quais são os melhores cuidados que se deve ter com os seios durante a gravidez e a fase de lactação. Confira a entrevista!

Dermatologista indica os melhores cuidados para se ter com os seios durante a gravidez e amamentação

A primeira dica que a médica concede é sobre a higienização, e é valida para todas as mulheres. “O mais indicado é lavar o bico do peito apenas com água para preservar a hidratação natural da pele nesta região”, explicou. Segundo Dra. Isadora, durante a gravidez podem surgir pequenas glândulas nas aréolas, conhecidas como glândulas de Montgomery. “Elas são responsáveis pela proteção natural e lubrificação da área, já ao redor do mamilo é indicado a hidratação intensa a fim de evitar estrias”, disse.

Para a lista do que não fazer, a dermato aconselha não esfregar buchas e toalhas nos mamilos, além de evitar o uso de sabonetes e cremes na região. “Eles podem ser usados para a hidratação dos seios, mas não para aréolas e mamilos”, acrescentou.

Descubra quais ativos podem ser usados por mulheres durante a gestação e o período de lactação

De acordo com a dermatologista, a hidratação é muito importante para a área. “Hidrate bem os seios com produtos à base de semente de uva, óleo de amêndoas, abacate, macadâmia ou que contenham em sua fórmula ureia de, no máximo, 3%, lactato de amônia, colágeno, elastina ou vitamina E”, pontuou.

Saiba como evitar e tratar rachaduras, feridas e outras complicações nos seios durante a gravidez e amamentação

Segundo a médica, uma boa alternativa para evitar complicações é massagear a região com a finalidade de prepará-la para a amamentação. “Banhos de sol de aproximadamente 15 minutos e uma boa hidratação são fatores importantes para a prevenção. Após cada mamada recomenda-se deixar o leite secar naturalmente, pois ele serve como cicatrizante natural para os seios”, acrescentou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.