Antes de começar o ciclo menstrual, nosso corpo já vai apresentando os primeiros sinais de mudança. Na maioria das vezes, as mulheres sentem dores, inchaço e cólicas. Mas além dos sintomas costumeiros, que afetam o organismo, a pele também acaba sendo vítima dos hormônios dessa época, deixando o rosto mais oleoso. Para driblar esses problemas, o DermaClub listou alguns cuidados com a região cutânea para serem investidos durante a menstruação.

1) Lave o rosto com uma frequência moderada para controlar a oleosidade

Durante o período menstrual, ocorrem muitas alterações hormonais que mexem com nosso organismo e, consequentemente, com a nossa pele. Essas mudanças podem causar o excesso de produção de oleosidade no rosto, que por sua vez pode refletir no entupimento dos poros e, com o tempo, na formação de lesões de acne. Para evitar essa situação, crie o hábito de lavar o rosto todos os dias com um sabonete específico assim que acordar e antes de dormir, principalmente nessa época do mês. No entanto, é importante não exagerar na frequência de lavagens ou usar produtos muito adstringentes, para não causar o efeito rebote.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2) Remova a maquiagem antes de dormir

O surgimento de cravos e espinhas acaba sendo mais comum durante a menstruação. Sendo assim, todo cuidado é essencial para manter seu rosto longe da acne, como criar o hábito de remover a maquiagem todos os dias antes de dormir. Com esse gesto, é possível prevenir a obstrução dos poros e o aumento da oleosidade - fatores que estimulam o aparecimento das lesões.

3) Aposte em um produto anti-imperfeições para evitar o surgimento de espinhas

Ao longo do período menstrual, é muito comum aparecerem as temidas espinhas, por conta das já referidas alterações hormonais e excesso de produção de sebo. Para manter o rosto longe desses problemas, vale apostar num tratamento corretor anti-acne, que não só ajude a evitar o surgimento das espinhas como também a diminuir as marcas deixadas por essas imperfeições.

4) Leve na bolsa um spray à base de zinco para manter o brilho sob controle

Para manter a oleosidade do rosto controlada ao longo do dia, vale também controlar aquele brilho excessivo que aparece na zona “T” com produtos à base de zinco, ativo conhecido pelas suas propriedades matificantes. Porém, é importante encontrar opções práticas, que não precisem retirar a maquiagem ou entupir os poros. É o caso do Serozinc de La Roche-Posay, um spray matificante com essa substância: a qualquer hora, é só borrifar o produto sobre o rosto e pronto - face sequinha, refrescada e sem poros dilatados.

Não deixe de consultar seu dermatologista e descobrir os melhores produtos para a sua pele neste período!