Seu cabelo está sem brilho, com textura áspera e bastante frizz? Esses sinais indicam que os fios estão passando por um processo de ressecamento, que, embora seja natural - devido a agentes externos, como o uso de secadores, chapinhas e também procedimentos químicos e agressões climáticas - acaba fazendo mal para a saúde da fibra capilar, retirando toda a sua luminosidade. Para devolver o “efeito espelho” às suas madeixas, é preciso incluir na sua rotina alguns cuidados. O DermaClub indicou 4 truques que tornam os cabelos opacos mais bonitos e brilhosos - confira!

1) Prefira lavar o cabelo com água fria ou morna

Além de trazer vários benefícios para a pele, usar água fria ou morna para lavar o cabelo ajuda a trazer o brilho de volta, já que sela as cutículas dos fios equilibra a oleosidade dos fios - ao contrário da água quente, que estimula a oleosidade na raiz e o ressecamento nas pontas. Se você preferir tomar banhos quentes, use um shampoo suave e lave o cabelo na temperatura fria somente no último enxágue.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2) Não friccione os fios com a toalha ao secar

Na hora de enxugar o cabelo, muita gente costuma esfregar os fios com uma toalha turca de algodão, o que acaba gerando frizz, porosidade, quebra e até ressecamento, acabando com todo o brilho das madeixas. Para evitar esse cenário, o ideal é pressionar os fios levemente com uma toalha de microfibra - o material ajuda a evitar todos esses problemas na região e ainda preserva a hidratação -, absorvendo a umidade de forma suave.

3) Dê um tempo nas ferramentas de calor, como a chapinha, secador e babyliss

Se você não abre mão do uso da chapinha e do secador no dia a dia, que tal dar uma pausa durante o fim de semana? O calor dessas ferramentas elimina a hidratação natural do cabelo, evaporando a água e oxidando componentes essenciais para a saúde da fibra, o que deixa os fios altamente sensibilizados e danificados. Se não for possível interromper o uso desses itens, tente usá-los na temperatura mais baixa.

4) Água termal no cabelo?

Assim como na pele, a água termal proporciona muitos benefícios para as madeixas. Isso porque ela é rica em minerais que ajudam a repor toda a hidratação perdida do cabelo, deixando os fios nutridos e brilhosos imediatamente. Além do dia a dia, o produto também é perfeito para ser borrifado nos dias de praia, em que o cabelo fica mais ressecado.

5) Aposte em uma linha de shampoo + creme de tratamento que ajude a nutrir e reparar a fibra capilar

Você costuma tratar dos seus cabelos em casa? Investir em um ritual com produtos que nutrem e reparam a fibra capilar é um dos cuidados que garantem fios brilhosos, leves e saudáveis. Um exemplo é a linha Dercos Nutrirreparadora, de Vichy, que conta com shampoo e máscara de hidratação.

Seguindo esses truques à risca seu cabelo ficará sempre com um visual brilhoso!