Quem tem o cabelo oleoso sabe como o excesso de oleosidade na raiz pode ser incômodo! Para evitar o problema, além de apostar em produtos específicos para acabar com o excesso de sebo e dar um fim no acúmulo de resíduos, é importante montar um cronograma capilar de acordo com as necessidades do seu fio. Para esclarecer suas dúvidas, o DermaClub listou todos os benefícios e entregou o passo a passo de um cronograma específico para cabelos oleosos. Veja só!

Cronograma capilar: no que consiste esse ritual para o cabelo?

O cronograma capilar é um calendário de compromissos diários, semanais e mensais com o seu cabelo. Essa técnica, muito adotada por quem está passando pela transição capilar, por exemplo, tem a função de reparar os fios e recuperar a saúde do couro cabeludo, equilibrando a hidratação e a produção de sebo. O ritual é indicado para todos os tipos de cabelo, inclusive aqueles com tendência à oleosidade.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Antes de começar: saiba em que produtos investir para montar o cronograma capilar para cabelos oleosos

Shampoo antioleosidade: em primeiro lugar, é importante manter o cabelo sempre bem limpo. Além de garantir um aspecto pesado e sujo, o acúmulo de resíduos nos fios limita a ação, por exemplo, do creme de tratamento, o que pode levar ao ressecamento das pontas e enfraquecimento da fibra. Por isso, a tarefa inicial é apostar em um shampoo que ajude a controlar a oleosidade e remover todos os resíduos dos cabelos e couro cabeludo.

Condicionador: outro dermocosmético de uso diário importante é o condicionador, para fechar as cutículas do cabelo e manter as madeixas bem hidratadas e sem frizz ao longo do dia. Muitas vezes, quem tem cabelo oleoso pensa que não precisa hidratar as madeixas, no entanto, isso não passa de um mito. O sebo produzido no couro cabeludo não é suficiente para deixar os fios hidratados até as pontas e, por isso, é essencial o uso do produto. Opte por um produto que tenha filtro solar para manter os fios protegidos durante o dia.

Máscara reparadora: a máscara também não pode ser deixada de lado no cronograma capilar! Se a intenção é exibir madeixas leves e brilhosas, livres de oleosidade, esse produto é um aliado que deve ser usado uma vez por semana. Você pode apostar em uma fórmula com função nutrirreparadora - que ajuda a nutrir e, ao mesmo tempo, reparar a fibra capilar. É importante aplicar o creme apenas no comprimento e nas pontas - regiões carentes de lipídios. Assim, você consegue manter o cabelo cuidado sem se preocupar com o acúmulo de óleo, caspa ou o surgimento da dermatite seborreica.

Shampoo esfoliante: um cuidado extra que faz toda diferença no cronograma é o shampoo esfoliante. Esse dermocosmético possui micropartículas que ajudam na limpeza profunda do couro cabeludo, reduzindo a oleosidade, purificando os fios sem causar ressecamento.

Confira como ficou a ordem do cronograma capilar:

De segunda a sexta: lave o cabelo normalmente usando o shampoo antioleosidade e o condicionador;

Sábado: nesse dia, você pode usar o shampoo esfoliante, a fim de fazer uma limpeza bem profunda no couro cabeludo. Não se esqueça de finalizar com o condicionador;

Domingo: aproveite esse dia para lavar o cabelo com um shampoo antioleosidade e finalize o cronograma com a máscara de tratamento nutrirreparadora.