Há quem diga que o verão é a melhor época do ano! Sol, calor, praia e cores fazem parte da estação. Mas, para a pele, o momento pode não ser muito favorável. Pensando na saúde do corpo e rosto, o DermaClub separou para você 5 dicas que vão te ajudar a recuperar a pele das agressões sofridas durante os dias de sol. Confira!

1) Evite tomar banho com água muito quente

A dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro, explicou que a água quente retira parte da barreira protetora da pele, o que promove o ressecamento da região. Sendo assim, pode conferir um aspecto craquelado, coceira e manchas vermelhas. Por isso, além de diminuir a temperatura do banho, diminua também o tempo debaixo d’água.

2) Use produtos adequados para o seu tipo de pele

Durante o verão e no comecinho do outono, a pele ainda está sensível devido às agressões que sofreu de agentes como o sol, cloro da piscina, sal do mar e calor. Por isso, é importante certificar-se de que os produtos usados na rotina de cuidados são adequados para as suas necessidades, a fim de evitar reações.

3) Aposte em bons hidratantes diariamente

O sol e o calor ressecam a pele e é muito importante hidratar o corpo. Invista em cremes, géis ou loções que atendam às suas carências. Além disso, não deixe de ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia. Outra boa opção é borrifar água termal gelada, pois o produto hidrata e refresca.

4) Faça esfoliação para renovar a pele

Uma boa alternativa para quem deseja recuperar a pele é apostar na esfoliação. O procedimento remove as células mortas, promovendo a renovação da região. Para saber que tipo de esfoliação é a mais adequada para o seu tipo de pele, procure um médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

5) Exagerou no sol? Saiba como cuidar da pele

Após uma queimadura solar, a pele pode descascar. Isso acontece por que os raios UVB provocam maior divisão das células, que se desprendem com ressecamento provocado pelo calor. A dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, na Bahia, deu algumas dicas para cuidar do corpo nessas condições: “O ideal é evitar que a queimadura aconteça, dando preferência ao contato com a radiação antes das dez horas da manhã e após as quatro da tarde. Além disso, é importante usar filtro solar durante todo o dia, principalmente se já houve exposição. Outro passo indispensável é a hidratação”, concluiu.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.