Cílios poderosos são o desejo de muitas mulheres e, para conquistar esse efeito, usar algumas camadas de máscara nessa região é essencial para dar aquele up no olhar, seja para um make poderoso ou o simples de cada dia. No entanto, quais cuidados são importantes na hora de lidar com essa região, a fim de evitar, principalmente, a queda? Descubra abaixo!

Saiba quais são os cuidados necessários para manter os cílios saudáveis

Segundo a dermatologista Tatiane Curi, de São Paulo, os cílios são responsáveis pela proteção da área dos olhos, servindo de barreira contra a poeira, insetos e outros agentes que podem agredir a região. Dessa forma, é preciso cuidar muito bem da área! “Lave as mãos antes de mexer nos olhos para evitar que bactérias entrem em contato. Além disso, a higiene dos cílios é fundamental, pois o acúmulo de oleosidade, maquiagem e outros cosméticos podem gerar inflamação na raiz dos pelos”, explicou.

Retire o rímel dos seus cílios! Entenda a importância de remover a maquiagem todos os dias

Para a Dra. Tatiane, é muito importante retirar a maquiagem todos os dias - principalmente, a máscara de cílios. Isso porque a obstrução do folículo e das glândulas dessa região podem ocasionar doenças, como a blefarite. Trata-se de uma inflamação na borda externa das pálpebras, que causa descamação e queda dos pelos, além de facilitar o aparecimento do terçol. “Como esta é uma das áreas mais delicadas do corpo, o ideal é realizar a remoção diária da maquiagem com produtos específicos. Minha recomendação é o uso de demaquilantes hipoalergênicos e águas micelares”, disse.

Por que os cílios caem? Descubra e saiba como evitar

Você sabia que existe uma queda fisiológica dos cílios, ou seja, um processo de renovação dos pelos que ocorre a cada 3 a 5 meses? No entanto, também podem existir causas patológicas para o problema, como inflamações, alergias, deficiências nutricionais, doenças sistêmicas e autoimunes. Por isso, se observar qualquer queda além do normal, procure o seu dermatologista e investigue!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.