Muitas mulheres não abrem mão de manter a depilação em dia. Buço, axilas, pernas, virilha, braços… São tantas as regiões que às vezes é difícil escolher um método só para todas. Outra adversidade, principalmente para as peles negras, é a facilidade de pigmentação da pele após esses procedimentos. Por isso, o DermaClub conversou com a dermatologista Mariana Pinheiro, do Rio de Janeiro, que contou por que a pele negra mancha, como evitar, qual o melhor método e como minimizar as marquinhas já existentes.

Entenda por que a pele negra pode manchar com a depilação

Segundo a médica, a pele negra tem maior tendência à foliculite, que é a inflamação nos folículos pilosos. Assim, o que acontece posteriormente devido ao trauma de uma depilação com cera, por exemplo, é uma hipercromia pós-inflamatória, que nada mais é do que o escurecimento da região. “Por isso, o ideal é realizar a remoção dos pelos com laser, que é menos impactante para a pele, e aplicar o filtro solar diariamente com FPS30, no mínimo”, explicou, lembrando que é muito comum as pessoas acharem que a peles mais escuras não precisam de proteção diária por conta da quantidade de melanina presente, o que é um erro.

Saiba como deve ser o cuidado com a pele após a depilação

A dermatologista atenta para os cuidados pós-procedimento, principalmente se for com cera, linha ou lâmina. Confira a lista:

- Invista em cremes formulados para peles sensíveis, que contenham ativos calmantes e suavizantes para não minimizar a irritação local;

- Se tiver tendência à foliculite, opte pela esfoliação prévia, a fim de minimizar as chances de inflamação;

- Nunca se esqueça de usar protetor solar, principalmente nas áreas depiladas para evitar manchas e reaplique-o a cada duas horas.

Descubra como minimizar o efeito visual de manchas causadas pela depilação

Para a Dra. Mariana Pinheiro, quando a pele já possui manchas causadas pela depilação o primeiro passo é procurar ajuda de um médico dermatologista. “Ele irá prescrever um bom filtro solar, com ações químicas e físicas, além de cremes com ativos clareadores”, pontuou. Usar produtos que atendam as necessidades da sua pele é imprescindível para garantir a saúde do corpo!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.