A dermatite atópica é uma doença inflamatória que atinge cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo mais comum em crianças e podendo perdurar até a fase adulta. No entanto, se descoberta logo no início, é possível diminuir a frequência e intensidade das crises, que causam ressecamento, lesões avermelhadas e coceira intensa na pele.

Entenda o que é a dermatite atópica

Também conhecida como eczema atópico, a dermatite atópica é uma doença cutânea inflamatória, com influência genética associada a alterações imunológicas com reações alérgicas e alterações na barreira de proteção da pele. Muito comum entre crianças, os primeiros sintomas costumam surgir após os três meses de idade, podendo perdurar por anos. A doença é caracterizada pelo ressecamento da pele, com manchas esbranquiçadas, aspereza, vermelhidão e inflamação com uma intensa coceira das áreas lesionadas. Além disso, pode ser acompanhada de alergias respiratórias, como a rinite alérgica e asma.

Veja 4 recomendações para cuidar da pele com dermatite atópica

Para saber a melhor forma de tratar a dermatite atópica, o ideal é consultar o seu dermatologista. No entanto, existem algumas dicas para evitar as crises ocasionadas pela doença, da seguinte forma:

1) Fortalecer a barreira da pele: evite o contato com alérgenos ambientais, como poeira, pólen, sabonetes com perfume, produtos de limpeza doméstica e tabaco;

2) Nada de banho quente: procure tomar duchas frias ou mornas, pois a água quente resseca ainda mais a pele, que já é seca na dermatite atópica, além de usar sabonetes antirressecamento que respeitem o pH da pele;

3) Use hidratantes específicos para a pele muito seca: busque por produtos para peles secas ou extrassecas, sem corantes, perfumes ou parabenos, com ativos intensamente hidratantes, como a manteiga de karité, por exemplo;

4) Água termal não pode faltar: o dermocosmético possui ação calmante e pode aliviar o desconforto causado pela coceira.

São dicas fáceis de seguir! No entanto, não esqueça de consultar seu dermatologista para que ele recomende o tratamento ideal para sua pele.