A dermatite seborreica é uma doença que, normalmente, atinge o couro cabeludo e é muito conhecida e comentada, mas você sabia que o problema pode se desenvolver também pelo corpo? A dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba, Paraná, explicou que o quadro é muito comum no rosto e no colo. Além disso, ela contou como é possível evitar e tratar as lesões. Confira!

Entenda o que é a dermatite seborreica

Segundo a médica, a doença é um processo inflamatório na pele caracterizado por descamação e vermelhidão, com coceira ou não em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, além do colo. “A manifestação se dá com intervalos e é frequente durante o inverno e períodos de estresse. A causa não é totalmente conhecida, e acredita-se que sua origem é genética ou desencadeada por agentes externos, como alergias, emocional e excesso de oleosidade”, explicou, afirmando que a presença de fungos também é responsável por aumentar as lesões.

Descubra como evitar a dermatite seborreica no corpo

Não se pode mudar a genética, porém, é possível evitar os demais fatores desencadeantes. “Com a indicação de um dermatologista, o paciente deve apostar em produtos apropriados para controlar a oleosidade. Também é ideal evitar a exposição excessiva ao frio e ao estresse. Além disso, pomadas com ação anti-inflamatória aplicadas nas áreas afetadas evitam novas lesões”, recomendou.

Dermatologista conta como é o tratamento da dermatite seborreica

A Dra. Juliana Jordão contou como é realizado o tratamento dos casos de dermatite seborreica:

- Para áreas com lesões mais espessas: use loções com corticoide e ácido salicílico para melhora mais rápida;

- Para lesões na face: são indicados cremes com baixa concentração de ácido salicílico e imunomoduladores tópicos;

- Para lesões no corpo: pomadas à base de corticoides e ácido salicílico devem ser usadas por poucos dias, seguindo com a manutenção com pomadas anti-inflamatórias. Além disso, a aplicação de cremes com ureia ou ácido salicílico facilitam a remoção da descamação;

Lembre-se de que é imprescindível consultar um médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia para a indicação adequada de produtos para o tratamento.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.