Quando a menopausa se aproxima, uma das principais dúvidas que as mulheres têm é: como cuidar da pele nessa fase? A redução na produção de hormônios influencia na textura da cútis, que fica mais delicada depois dos 45 anos. O DermaClub conversou com a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba, no Paraná, que explicou o que acontece com o corpo feminino no período, como cuidar da pele e prevenir rugas. Confira a entrevista!

Entenda o que acontece com o corpo feminino na menopausa

Segundo a médica, a menopausa é um período fisiológico que acontece após a última menstruação espontânea da mulher. “Nessa fase, a secreção hormonal dos ovários é interrompida, em média, entre 45/50 anos”, explicou, afirmando que as alterações cutâneas surgem ainda no climatério, período de transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva. “Com a queda gradativa dos hormônios estrogênio e progesterona, a pele fica mais ressecada, há perda das fibras elástica e colágena. Isso acarreta no aumento da flacidez, perda da elasticidade e tônus. Como resultado disso tudo a pele fica fina, frágil e flácida, com maior propensão à rugas”, pontuou.

Dermatologista indica a melhor maneira para cuidar da pele na menopausa

Para Dra. Luciana, o uso do filtro solar é essencial para minimizar os efeitos do tempo. “A radiação é uma grande vilã no processo do envelhecimento da pele. O ideal é que a pessoa use um protetor com FPS 30, no mínimo, que deve ser reaplicado durante o dia. Para evitar o ressecamento cutâneo, comum nesta fase, o hidratante facial é indispensável!”, explicou, recomendando apostar em dermoscosméticos com propriedades antioxidantes, que estimulem a produção de colágeno e tenham poder nutritivo.

Saiba quais são os melhores tratamentos para a pele da mulher na menopausa

De acordo com a Dra. Luciana, os tratamento realizados em clínicas dermatológicas auxiliam no aspecto visual da pele. “As opções que temos são muitas, como o preenchimento com ácido hialurônico, laser de CO2, luz pulsada, peelings, toxina botulínica, dentre outros”, disse.

Descubra como devolver o tônus da pele perdido nessa fase

Além dos cuidados com dermocosméticos e procedimentos estéticos, a médica diz que a alimentação saudável - rica em fibras, vitaminas e ômega 3 - somada a ingestão de água ideal devolvem o tônus da pele, melhorando o aspecto visual e a saúde do organismo.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.