A boca é uma região muito sensível e também um dos cartões de visitas do rosto. Para uma área saudável e bonita, é importante sempre mantê-la hidratada, o que pode parecer um pouco complicado com tantas mudanças de temperatura e influências externas. Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista Mariana Pinheiro, do Rio de Janeiro, que contou como os lábios ressecam e ainda entregou dicas de como deixá-los sempre bonitos.

Descubra quais fatores influenciam o ressecamento dos lábios

Segundo a médica, os lábios ressecam facilmente e esta condição sofre diversas influências. “Além da predisposição genética, a exposição solar, o ar condicionado, climas frios, alguns medicamentos, deficiência de determinadas vitaminas e até a pouca ingestão de água podem interferir na saúde dos lábios”, explicou, incluindo que as mudanças de estação também podem intensificar o ressecamento.

Saiba como resolver o problema de lábios secos

Para a Dra. Mariana Pinheiro, a melhor maneira de evitar o ressecamento na boca é hidratar a região com dermocosméticos específicos. “O produto pode conter ativos como ceramidas e pantenol por exemplo. Quando a área já está muito sensibilizada e ressecada, associo um corticoide em creme de baixa potência, mas depois ainda é preciso manter a hidratação com um baume labial”, esclareceu.

Dermatologista entrega truque para deixar os lábios sempre hidratados

De acordo com a dermatologista, para manter lábios sempre macios e saudáveis é importante ingerir bastante água - o mínimo recomendado diariamente são dois litros - e aplicar um baume hidratante pelo menos três vezes ao dia. “Aos pacientes que tendem a ressecar os lábios com muita frequência, costumo indicar o ácido hialurônico injetável, pois, além de dar volume, promove uma super-hidratação”, disse.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.