Muitas mulheres são apaixonadas por maquiagem e não dispensam todo o ritual que é se maquiar antes de ir para o trabalho, para balada ou para aquele encontro especial. Porém, o que muitas não sabem é que o acúmulo de produtos no rosto pode acarretar diversos problemas, como dermatites e até a temida acne. Limpar a pele é extremamente importante para mantê-la saudável. Confira 4 passos para remover o make e conquistar o rosto limpo e bonito.

Entenda por que é importante remover a maquiagem da face

Segundo especialistas, o acúmulo de cosméticos no rosto favorece a irritação e pode até estimular o desenvolvimento de dermatites, além disso, o risco de infecções na região dos olhos é maior. “Também é possível notar aumento do surgimento dos quadros de acne e do envelhecimento precoce, devido a produção de radicais livres. Manter a pele limpa é muito importante, pois a mantém saudável”, explicou a dermatologista Luciana Kalache, da cidade de Curitiba.

Descubra qual a melhor maneira de remover a maquiagem do rosto

Se você não abre mão da boa make, confira as dicas que o Dermaclub separou para você sair com a pele linda e dormir com a face limpinha e saudável.

1) Retire o excesso de produtos: quando a maquiagem está muito carregada, é aconselhado retirar o excesso de produtos que estão depositados na pele. Isso irá facilitar o restante do processo e pode ser realizado com lenços umedecidos.

2) Para limpar a maquiagem aposte em dermocosméticos específicos: o produto ideal para remoção do make é o demaquilante. “Eles possuem ativos desenvolvidos para não irritar ou agredir a região e estão disponíveis em vários veículos”, esclareceu a médica. Para peles oleosas, invista em géis ou loções à base de água. Já para as normais e secas, os bifásicos são bastante efetivos.

3) Limpe o rosto com sabonetes específicos: depois de remover a maquiagem devem ser usados sabonetes neutros na região dos olhos e no restante da face o produto específico para cada tipo de pele. Limpe a pele com movimentos circulares e suaves e enxágue abundantemente com água.

4) É importante hidratar a pele depois de limpa: a hidratação com produtos não comedogênicos é muito importante para manter o viço e os aspectos de pele jovem e saudável.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.