A proteção solar fica em evidência no período do verão, mas é importante se proteger em todas as épocas do ano, mesmo passando o dia em ambientes fechados. Estar exposto à luz visível, natural ou não, pode, entre outros agravantes, acelerar o envelhecimento da pele. O DermaClub conversou com a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba, que contou quais os riscos que o corpo pode correr se não estiver protegido e qual o FPS mais indicado para uso diário. Confira a entrevista!

Entenda por que a proteção da radiação solar é importante mesmo em ambientes internos

Segundo a médica, devemos usar filtro solar mesmo em lugares fechados, com alta luminosidade. “A luz visível também aumenta o riscos de manchas, fotoenvelhecimento, queimaduras e piora de algumas dermatoses fotoinduzidas. Essa luz, além dos raios solares, parte também de fontes artificiais, como luz fluorescente, radiação emitida pela tela do computador ou por televisões”, explicou, enfatizando que a radiação - incluindo a ultravioleta - é capaz de atravessar o vidro e penetrar na pele.

Saiba quais os riscos que a pele corre quando não existe o hábito de usar filtro solar

É evidente que a radiação em ambientes abertos é muito maior do que nos fechados, porém, de acordo com a Dra. Luciana, os danos que a ela causa são acumulativos. “Pessoas que ficam expostas à grande luminosidade aumentam o risco de desenvolver manchas e acelerar o processo de envelhecimento cutâneo”, esclareceu.

Dermatologista indica qual o fator de proteção ideal usar em ambientes fechados

Dra. Luciana explicou que o FPS deve ser igual ou maior que 30 e reaplicado a cada quatro horas. “O ideal é investir em produtos com substâncias que agem como uma barreira física. Os filtros com base oferecem essa característica, refletindo a radiação por meio do pigmento e são uma boa alternativa para proteção contra luz invisível”, pontuou.

Consulte seu dermatologista e inicie sua rotina de cuidados com a pele!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.