Com o passar do tempo, é natural que haja um declínio da produção de elementos da pele, como o colágeno, a elastina e o ácido hialurônico. Estes são importantes para sua estrutura e, quando presentes, minimizam as chances das rugas aparecerem de forma precoce. É possível evitar que as marcas sejam profundas e, de acordo com a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo, existem diversas opções de tratamento contra o envelhecimento. Saiba mais abaixo!

Descubra por que o rosto desenvolve rugas e como evitá-las

Segundo a médica, a redução da sustentação, firmeza e elasticidade são os principais agentes internos que provocam as linhas. “A pele tende a ficar franzida em áreas de contração muscular e movimentos constantes. Uma das principais formas de evitar esse tipo de marca é se protegendo da exposição solar excessiva, já que a radiação ultravioleta A é a grande responsável pela alteração do colágeno”, explicou.

Entenda quais são os níveis que as marcas podem apresentar

De acordo com a Dra. Flávia, existem duas classificações:

- Rugas dinâmicas: são as primeiras a serem notadas, conhecidas também como linhas de expressão, e não aparecem no repouso;

- Rugas estáticas: são visíveis mesmo sem movimentos faciais e muito comuns em rostos maduros.

A única diferença entre elas é a profundidade, que também sofre influência de fatores genéticos, espessura da pele e quantidade de exposição solar.

Saiba como é feito o tratamento das rugas em cada caso

Para uma aparência mais natural, o ideal é uma combinação de dermocosméticos e/ou medicamentos orais e tratamentos clínicos, que serão escolhidos de acordo com a situação. “O dermatologista faz uma avaliação para indicar os procedimentos adequados para a área, profundidade, tipo de pele, idade e quantidade de exposição solar. Podem ser realizados lasers, toxina botulínica, produtos tópicos derivados do retinol, preenchedores e até a cirurgia plástica”, concluiu.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.