A pele oleosa tem como característica o brilho ao longo do dia, poros mais visíveis e, muitas vezes, tendência à acne. Por isso, os cuidados exigem um pouco mais de atenção e não são todos os produtos que atendem às necessidades dos pacientes. Você já sentiu que seu rosto ficou mais oleoso depois de usar o filtro solar? Pode estar na hora de procurar outra opção de dermocosmético. Saiba mais!

Entenda por que é comum sentir a pele mais oleosa com o uso do filtro solar

A dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, Bahia, explicou que determinados filtros solares com textura cremosa podem estimular a produção de sebo. “Já existem produtos específicos, com acabamento, preferencialmente, gel-creme, que, além de apresentarem toque seco, também diminuem a oleosidade e regulam a ação da glândula sebácea”, contou.

Descubra como escolher o protetor ideal para o rosto oleoso

Para a Dra. Tatiana, a melhor alternativa é escolher o filtro junto com o seu dermatologista. “Existem muitas opções nas farmácias. Além disso, devem ser analisados também os outros produtos que o paciente está utilizando. Se você usa ácido, por exemplo, a pele ficará mais sensibilizada que o normal”, explicou, ressaltando que, neste caso, seria ideal um produto com alta tolerância.

Dermatologista conta de quanto em quanto tempo deve ser realizada a reaplicação do filtro

Mesmo sendo um produto multibenefícios, o protetor solar para a pele oleosa deve ser reaplicado da mesma maneira que os demais. “Para conferir proteção eficaz contra os raios solares, o filtro deve ser aplicado a cada duas horas. O tempo de atuação ativa dos seborreguladores pode variar de acordo com o produto”, esclareceu.

Saiba como deve ser a rotina de cuidados com a pele oleosa incluindo o filtro solar

De acordo com a médica, os cuidados diários começam com a limpeza, que deve ser realizada duas vezes ao dia, com um sabonete ou gel de limpeza específico. “Lavar o rosto muitas vezes pode gerar um efeito rebote: a pele se sente agredida e acaba produzindo mais oleosidade ainda”, disse.

Devem ser incluídos no processo: a hidratação e os produtos que controlam o brilho, como os séruns, os ácidos e em seguida o filtro solar. Lenços de limpeza e água termal durante o dia, ainda ajudam a manter a pele sequinha e a hidratar, respectivamente.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.