Que a vitamina C é um dos ativos mais indicados pelos dermatologistas, isso a gente já sabe. Mas você tem ideia dos benefícios que esse ativo proporciona para a saúde da pele? Além de ajudar no clareamento de manchas (melasma e acne), deixar o rosto mais luminoso, esta substância é a segunda mais usada para a prevenção do envelhecimento precoce, já que inibe a ação dos radicais livres - é o que afirma a dermatologista Katleen Conceição, do Rio de Janeiro. Mas você sabe como incluir essa substância na sua rotina de cuidados com a pele? O DermaClub convidou a médica para responder 4 perguntas sobre como usar um produto com vitamina C corretamente. Veja só o que ela disse!

1) Vitamina C: qual é a melhor idade para usar?

Segundo a dermatologista, não há restrições quanto ao início do uso de dermocosméticos com vitamina C. “Não há nenhuma contra indicação e os cuidados para prevenir o envelhecimento precoce podem começar depois dos 25 anos”, explicou. Nessa idade, começamos perder as primeiras fibras de colágeno e elastina, que o antioxidante de uso diário consegue repor. 

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2) A vitamina C pode ser usada em qualquer tipo de pele?

Dra. Katleen contou que a vitamina C pode ser usada em qualquer tipo de pele, inclusive as oleosas, sem se preocupar com reações. “Não há efeitos colaterais, não possui contraindicação e ainda proporciona muitos benefícios para a pele. Mas, antes de incluir o dermocosmético este ativo na rotina de cuidados, o ideal é consultar um dermatologista para que haja um acompanhamento especializado do caso”, esclareceu. Além disso, é importante ficar atento no veículo do produto que você vai escolher. Aqueles com efeito matte e toque seco servem para a pele oleosa a mista; com a textura cremosa, para quem tem tendência à sensibilidade e pele seca.

3) A vitamina C pode ser usada de manhã e à noite?

Os dermocosméticos que apresentam vitamina C em sua composição podem ser usados tanto pela manhã, quanto à noite:

De manhã) É importante usar sempre com o filtro solar para proteger a pele da ação da radiação solar;

De noite) Aplicar antes de dormir para prevenir/ tratar rugas, flacidez e manchas.

Siga as instruções do seu médico!

4) Como fica a rotina de cuidados durante com o uso da vitamina C?

De acordo com a médica, os cuidados com a pele devem se manter os mesmos, seguindo a orientação do dermatologista. Limpeza, tonificação, hidratação, antioxidante (vitamina C) e proteção solar são indispensáveis para quem quer conquistar um rosto sempre bonito, saudável e com brilho natural.

Dermatologista:

Drª Katleen Conceição / CRM: 639575

Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologista do Rio de Janeiro e membro da Sociedade Brasileira de Laser. Já esteve à frente dos Ambulatórios de Dermatologia da Pele Negra do Hospital Federal de Bonsucesso e da Santa Casa de Misericórdia, ambos no Rio de Janeiro. Também é especialista em lasers, desenvolvendo trabalhos com Cutera, Starlux, Lightsheer, Laser CO2, Fraxel Repair, Dual, entre outros. Atende na Clínica Paula Bellotti, no Leblon, uma das mais conceituadas da América Latina.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

** Esta matéria foi atualizada no dia 24/09

Para entender um pouco mais sobre vitamina C, confira o vídeo abaixo: