Muitas pessoas se incomodam com a queda de cabelo, mas, de acordo com especialistas, perder em média 100 fios por dia é totalmente normal. Quando o número é superior ou ainda observa-se falhas e perda de densidade, deve-se procurar um dermatologista. Em casos de calvície, queda crônica ou aguda por causas externas, como estresse e anemia, as madeixas podem ser tratadas com a ajuda de procedimentos realizados na clínica. Confira!

Descubra quais procedimentos podem ser realizados nos fios

Segundo a dermatologista Marina Barletta, de São Paulo, atualmente existem diversas técnicas para tratamento capilar que podem ajudar na recuperação da região:

- Microagulhamento com drug delivery: a técnica possibilita que substâncias terapêuticas atinjam camadas mais profundas da pele, estimulando o crescimento do cabelo. “O dispositivo é passado sobre as áreas afetadas, em várias direções, criando canais no couro cabeludo. Ali serão absorvidos os medicamentos, vitaminas e fatores de crescimento”, explicou.

- Laser de diodo e luz infravermelha: o tratamento contra a queda dos cabelos com laser de baixa potência é totalmente indolor, não tóxico e não invasivo;

- Laser fracionado não ablativo: estimula o crescimento dos fios e reduz a inflamação dos folículos, provocando alterações celulares e bioquímicas no ciclo de crescimento das madeixas. “É Indicado para diferentes causas de queda e age através da penetração dos raios fracionados, permitindo a entrada de medicamentos e vitaminas para nutrir o couro cabeludo”, esclareceu.

- Intradermoterapia capilar: são microinjeções de vitaminas, aminoácidos, antiandrógenos e outros princípios ativos no couro cabeludo que diminuem a queda e estimulam o crescimento. A quantidade de sessões e os intervalos de tempo dependem da avaliação médica.

Saiba como devem ser os cuidados com os fios durante os tratamentos

Para a médica, o ideal é usar shampoos e dermocosméticos orientados pelo dermatologista tricologista, profissional especializado nesse tipo de cuidado. Ele pode indicar, também, tratamentos realizados nos salões de beleza como complemento. “Hidratações com substâncias emolientes e aminoácidos são sempre bem-vindas para fortalecer e restaurar os fios. Por outro lado, procedimentos que utilizam formol e descolorantes agressivos devem ser evitados, já que podem danificar as madeixas e piorar a queda”, concluiu.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.