Tipicamente a pele brasileira tende a ser mista ou oleosa, que tem como uma de suas características mais marcantes a presença de brilho ao longo do dia. Um erro muito comum na rotina de beleza de muitas mulheres que sofrem com esse problema é deixar de hidratar a pele. É importante apostar nos produtos certos para controlar a oleosidade e ainda garantir um efeito matificante. Por isso, o DermaClub conversou com a dermatologista Nicole Perim, de Belo Horizonte, que esclareceu nossas dúvidas a respeito do tema e ainda indicou as melhores texturas para quem apresenta excesso de sebo no rosto.

Saiba por que a pele oleosa precisa de hidratação

A médica explica que é importantíssimo entender que há uma diferença entre hidratação e oleosidade. “Nossa pele possui uma camada lipídica protetora composta principalmente por substâncias oleosas, e nas pessoas com pele oleosa essa camada é produzida em excesso. Já a hidratação está relacionada à quantidade de água nas estruturas mais internas da nossa pele e é fundamental para que ela tenha uma textura saudável e com viço”.

É justamente essa camada lipídica a responsável por nos proteger da perda excessiva de água, podendo inclusive acionar um efeito rebote. “Quando a pele está muito ressecada, a produção de sebo é ativada. Assim, hidratar a pele é fundamental para o controle da oleosidade”, explicou.

Veja como controlar o brilho da pele e hidratá-la ao mesmo tempo

Segundo a especialista, para alcançar um equilíbrio entre hidratação natural da pele e a oleosidade, é essencial escolher produtos que atendam às necessidades de cada indivíduo. "Utilizar o higienizador e o hidratante adequados é fundamental, assim o primeiro passo é descobrir qual o seu tipo de pele”, disse.

Descubra quais são os ativos mais indicados para a sua pele

O primeiro passo para controlar a produção de óleo é através de uma boa limpeza. Peles mais oleosas pedem limpadores com ativos que auxiliam no controle do sebo, como o ácido salicílico e seus derivados. Já para as peles mais secas, o ideal são as loções de limpeza livres de sabão e com ativos que agridem menos a camada lipídica.

Quanto à hidratação da pele, a dermatologista indica para pessoas com peles oleosas que dêem sempre preferência por produtos livres de óleos e não comedogênicos. “Existem inúmeros hidratantes inclusive com poder matificante e que podem ser utilizados antes da maquiagem”, completou. Outra dica é aplicar o hidratante livre de óleo após o banho, já que a exposição à água (morna e quente) e aos higienizadores deixa a pele mais ressecada.

Proteção é essencial no controle do brilho! Confira

É muito importante não abrir mão da proteção e sempre usar protetor solar. Hoje em dia já estão disponíveis no mercado diversos produtos que, além de proteger da radiação solar, ainda possuem ativos que controlam a oleosidade, hidratam e matificam o rosto. “Já que é fundamental proteger a nossa pele contra o envelhecimento, manchas e câncer, por que não poder contar com produtos que vão manter nossa pele sequinha ou ajudar na hidratação?”, conclui.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.