Grande parte das beauty addicts tem adotado uma rotina de vida mais saudável. Apostar em uma alimentação equilibrada e em exercícios físicos é muito importante para a saúde do organismo, mas existem alguns cuidados em relação à pele que não podem ficar de fora! Por exemplo, você já se atentou na importância de lavar o rosto e hidratá-lo antes do esporte? Confira as dicas que o DermaClub separou e deixe sua atividade física ainda mais saudável!

1) Evite o acúmulo de impurezas na pele

O acúmulo de suor, óleo e sujeiras promove a obstrução dos poros, o que facilita a inflamação. A pele fica mais suscetível ao aparecimento de cravos, espinhas e também à foliculite, principalmente no rosto, colo e costas. Para evitar esse tipo de problema, remova a maquiagem antes da atividade e limpe bem a pele ao chegar em casa. As soluções micelares são ideais para realizar a limpeza profunda sem agredir a pele.

2) Preste atenção ao tecido da roupa que está vestindo

A pele precisa transpirar durante a prática de exercícios. Por isso, é muito importante prestar atenção ao tecido que está sendo usado durante o treino. Roupas sintéticas atrapalham a respiração e transpiração do corpo e podem promover o surgimento de acne. Hoje, existem trajes específicos fabricados a partir de tecnologias desenvolvidas para diferentes atividades, além do clássico algodão.

3) A proteção solar é indispensável

Não importa se a atividade será realizada em uma sala, academia ou ao ar livre, o filtro é o melhor amigo da pele e não deve ser deixado de lado. Segundo a dermatologista Luciana Kalache, a luz visível - presente em lugares fechados com alta luminosidade - também aumenta o risco de manchas, fotoenvelhecimento e queimaduras. Em vista disso, não esqueça de aplicar o protetor com FPS maior ou igual a 30, de acordo com a indicação do seu dermatologista.

4) É preciso ter cuidado com o atrito, ele pode danificar a pele

O atrito pode causar irritação, que acontece devido à fricção, seja da pele no tecido ou pele na própria pele. Para evitar que o corpo seja danificado, aposte na hidratação com cremes ou loções antes do exercício. Esses produtos formam uma camada de proteção, deixando a pele mais macia e viçosa.

5) Atividades de grande impacto podem acelerar o envelhecimento?

Há quem diga que atividades de grande impacto, como a corrida, são responsáveis pelo envelhecimento precoce através da quebra de colágeno. Porém, não há nenhum estudo que comprove que esta afirmação. Para quem acredita que a melhor alternativa é não se arriscar, existem exercícios muito bons para o corpo como a musculação, yoga e a natação que promovem menor impacto. O principal é não deixar o corpo parado!