Sabe aquele desconforto de queimação na pele depois de um dia inteiro exposto ao sol? Ninguém gosta dessa sensação, supercomum nas estações mais quentes, e para evitá-la é fundamental o uso correto do protetor solar! Assim, fica mais fácil controlar os efeitos que costumam acontecer depois da exposição excessiva, como a desidratação. Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba, Paraná, que contou quais são as dicas para proporcionar o frescor e o alívio para a pele sensibilizada pós-sol. Confira!

Os prejuízos que a exposição solar excessiva podem trazer para a saúde da pele

A médica afirma que se expor ao sol sem proteção pode causar danos à pele, como envelhecimento precoce, queimadura, desidratação, manchas e a maior possibilidade de desenvolver câncer de pele. “O sol age na nossa pele através das radiações solares, que atingem as células, alterando-as”, explicou a Dra. Luciana. Por isso, é essencial a aplicação de filtro diariamente, mesmo em dias nublados e de chuva.

Quais são os ativos que cooperam na hidratação da pele exposta ao sol?

A dermatologista explica que qualquer ativo hidratante pode ajudar na recuperação da integridade da pele. No entanto, as melhores substâncias são: aloe vera, camomila, glicerina, vitamina E e a água termal - por possuir ação refrescante e que alivia a ardência.

Entenda os benefícios proporcionados pela água termal à pele no pós-praia

“A água termal auxilia nesse processo de recuperação da pele devido a sua ação calmante, minimizando a sensação de ardência, inclusive, reduzindo a vermelhidão. Além de ajudar na reidratação, proporcionando a sensação de alívio”, explicou a médica. Dessa forma, é possível sentir um frescor imediato, já que o ativo ajuda a manter a pele saudável diante da perda de água e sais minerais. Outra dica da dermatologista é colocar o produto na geladeira para mantê-la refrigerada, aumentando ainda mais o frescor.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.