Muitos produtos anti-idade têm retinol em sua formulação e é muito provável que alguns deles estejam na sua lista de desejos. Derivado da vitamina A, esta substância age sobre o DNA da célula, aumentando a capacidade de renovação da pele. O ativo age estimulando a renovação celular, deixando a região mais fina, lisa e uniforme. O retinol aumenta os níveis de colágeno e elastina, reduzindo as rugas causadas pelo fotoenvelhecimento, sendo considerado um dos ativos mais poderosos e eficazes com ação nas linhas de expressão. Mas será que você está usando-o de maneira correta e eficiente?

Você pode estar misturando-o com os produtos errados

O retinol pode não ter sua ação completa quando combinado com determinados produtos. Portanto, quando há utilização de dermocosméticos com ativos como o AHA ou ácido salicílico, indicados no tratamento contra acne, o rosto pode reagir, provocando vermelhidão. Enquanto isso, outros componentes, como o peróxido de benzoíla, anulam os efeitos do retinol.

É importante manter a pele hidratada

É indispensável para a saúde manter o corpo sempre hidratado. Seja pela ingestão correta de água - pelo menos dois litros ao longo do dia - ou pela utilização de produtos específicos para o seu tipo de pele. O retinol é um ativo que pode ressecar e, consequentemente, irritar a região onde foi aplicado. Por isso, não deixe de se hidratar!

Fique atenta às irritações da pele

É comum que a aplicação de retinol provoque um pouco de descamação e vermelhidão no princípio do tratamento, por isso, é muito importante manter a pele hidratada. Porém, se o quadro persistir ou se agravar, conte logo ao seu dermatologista, já que o médico será capaz de modificar a rotina de cuidados.

O DermaClub listou 3 produtos com retinol que são queridinhos das beauty addicts. Mas lembre-se: todo produto com retinol deve ser associado ao uso de protetor solar com FPS 30, no mínimo.

Retinol HA Advanced, de Vichy

Reduz todos os tipos de rugas, até as mais profundas e difíceis de corrigir, com uma textura adaptada à pele brasileira. Sua composição é uma associação de ativos inédita no mercado: retinol puro em alta concentração; LR2412 - patente L'Oréal com ação redensificadora e alto poder hidratante, que garante uma boa tolerância, evitando irritações; adenosina; e ácido Hialurônico. O produto possui resultados comprovados com redução visível das rugas e melhora significativamente a textura da pele.

Retinol 0.3, de SkinCeuticals

É um creme noturno renovador de alta potência com retinol puro a 0,3%. Ele estimula a regeneração celular, aumenta a síntese de colágeno e diminui rugas e linhas finas, além de reduzir manchas e minimizar os poros. Sua textura é leve, não resseca a pele e não obstrui os poros. Foi formulado para proporcionar alta eficácia com a presença do extrato de medicago sativa, que potencializa o efeito do ativo. O retinol é indicado para pessoas com linhas finas e rugas, relevo cutâneo irregular e falta de uniformidade no tom da pele.

Redermic R, de La Roche-Posay

Uma inovação no combate aos sinais do fotoenvelhecimento, este produto é de uso diário e alia a poderosa ação do retinol puro com um complexo de ativos que promovem uma esfoliação precisa. Sua fórmula proporciona maior eficácia sem comprometer a tolerância da pele. Os resultados são de redução das rugas acentuadas e a uniformização do relevo e tonalidade. Além disso, ajuda a reduzir os poros dilatados, uma característica muito comum da pele da brasileira.

Redermic R traz uma combinação exclusiva de ativos: retinol puro (0,1%) que acelera a renovação celular, estimulando a produção de colágeno; complexo retinóide: linoleato de retinila (0,2%) + adenosina (0,1%), que potencializa a ação do retinol puro e LHA (0,3%), que promove uma microesfoliação na pele.