Que o consumo em excesso de açúcar pode acarretar problemas de saúde, você já sabe. Mas, sabia que o mesmo hábito alimentar pode estimular o aparecimento de espinhas? Como o que você come influencia diretamente na aparência e textura da pele, uma dieta rica em açúcar aumenta a produção de sebo e promove inflamações do corpo, o que implica na incidência de acne.

Saiba por que o açúcar pode causar acne

Ao consumir alimentos ricos em açúcar ou com alto índice glicêmico, o organismo digere esses carboidratos mais rapidamente, causando pico nos níveis de insulina no organismo. Quando ingerido, sobretudo, carboidratos simples - como açúcar refinado, refrigerante e farinha branca -, o corpo reage apresentando inflamações. Dessa forma, pode promover o aumento da produção de sebo, que entope os poros, resultando em cravos e espinhas.

Entenda o efeito da inflamação no organismo

O excesso de açúcar no organismo pode promover um processo chamado glicação, que é quando o açúcar se liga a uma proteína - por exemplo, o colágeno - e acaba o inativando. Assim, a pele se torna mais flácida e suscetível ao surgimento de rugas e linhas de expressão.

O que comer para ter uma pele saudável e livre de acne e das rugas

Para ter uma pele saudável, é necessário manter uma alimentação balanceada, com baixo consumo de açúcares. Dê preferência por uma dieta rica em carboidratos complexos - que demoram mais para ser digeridos - e com baixo índice glicêmico, como cereais integrais, vegetais, leguminosas, frutas e verduras. Além disso, também é importante incluir no cardápio alimentos ricos em fibras, antioxidantes e gorduras boas.

Uma alimentação saudável aliada à uma rotina de cuidados diários é o melhor caminho para garantir uma pele bonita e radiante! Invista!