Quem resiste a um choppinho gelado ou a um lindo drink numa noite de sábado? O problema está na ressaca do dia seguinte, certo? Errado! Além dos sintomas mais conhecidos, o consumo de bebidas alcoólicas pode trazer danos para a pele, como o envelhecimento precoce, ressecamento e a piora de dermatites, rosácea e psoríase. Por isso, o DermaClub te explica quais são os efeitos do álcool e como você pode minimizá-los!

Entenda qual é o principal dano do álcool para a pele

Mais de 70% do corpo humano é composto por água e sua presença é de extrema importância para o bom funcionamento do organismo. A ingestão de álcool afeta a reserva de água do corpo porque para metabolizar uma molécula de álcool etílico - processo semelhante ao da digestão - são necessárias nove moléculas de água. Quando não há água suficiente, ela começa a ser retirada de tecidos periféricos. Perder água afeta a pele, diminuindo o viço e colaborando para o ressecamento e a descamação.

Descubra outros efeitos do álcool na pele

O álcool etílico é uma das razões pelas quais muitas pessoas ficam com a pele avermelhada depois de beberem, visto que a substância é vaso dilatadora. Quando vasos sanguíneos se expandem, a rosácea e a oleosidade da pele se acentuam. Além disso, a substância estimula a produção de radicais livres, que entram em contato com células sadias do corpo e danificam sua estrutura, causando envelhecimento precoce e flacidez.

Saiba como minimizar os danos que bebidas alcoólicas podem causar na pele

Estudos afirmam que certas quantidades de determinadas bebidas podem ser favoráveis a saúde do corpo. Contudo, as doses variam de acordo com o sexo, idade e outras condições do organismo. Para não deixar a diversão e os drinks de lado, confira algumas dicas abaixo:

- Beba água e/ou água de coco: se o álcool irá ‘roubar’ água do seu organismo, não deixe que a reserva seja prejudicada. Hidrate-se durante a ingestão de bebidas alcoólicas;

- Aposte em uma alimentação leve: não é nenhuma novidade que a alimentação equilibrada ajuda na saúde da pele. Além disso, ingerir alimentos de fácil digestão fazem com que o corpo elimine o álcool com maior rapidez;

- Borrife água ou use compressas de chá gelado: a água termal e o chá de camomila, por exemplo, podem ser grandes aliados para a pele, que, depois da bebedeira, parece inchada e carece de hidratação. Conserve a água termal na geladeira borrife-a no rosto, para uma experiência fresh!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.