A páscoa é um momento tentador para sair da dieta e cometer exageros. Afinal, como resistir aos deliciosos chocolates? Com a ingestão de comidas gordurosas e ricas em açúcar é preciso apostar em uma maneira de eliminar essas toxinas do organismo. Por isso, o DermaClub conversou com o nutricionista Henrique Lima, de Salvador, Bahia, que explicou o que é o detox, quais os seus benefícios para o corpo e quais alimentos devem ou não devem ser consumidos no período. Confira!

Entenda o que é o detox e quais são seus benefícios para o corpo

De acordo com o profissional, o termo detox se refere a um processo natural que ocorre no organismo. “A detoxificação ocorre, principalmente, pelo fígado, que atua na metabolização de diversas substâncias para depois eliminá-las. Isso é muito importante para o corpo, já que promove a eliminação das chamadas toxinas - substâncias que já são indesejáveis”, explicou, afirmando que também é possível perceber melhora na pele, unhas e cabelos.

Descubra em quais alimentos investir no detox após a páscoa

Com a páscoa se aproximando, a quantidade de chocolate nas geladeiras costuma aumentar. Para evitar o consumo exagerado de comidas gordurosas, o nutricionista indica a ingestão de alimentos in natura ricos em fibras, que aumentam a saciedade. Mas, se aconteceu de passar um pouquinho da conta, nem tudo está perdido! “Os principais componentes em dietas detox são as frutas - como limão e maçã - e hortaliças - como a couve, espinafre e a cenoura -, de preferência em versões orgânicas”, concluiu.

Saiba o que deve ser evitado durante a detoxificação

Para realizar o detox, é preciso evitar o consumo de alguns alimentos como os industrializados, embutidos, massas, bebidas alcoólicas e fontes de glúten e lactose. “Em pessoas que possuem intolerância ou alergia a esses itens, é possível notar melhora visível na saúde da pele”, disse. Além disso, é importante manter uma rotina saudável, praticando exercícios físicos e dormindo bem, sempre com o acompanhamento de profissionais qualificados.