A boca é uma região sensível, que precisa de atenção especial. Quem nunca quis colocar um batom vermelho de acabamento opaco e não gostou do efeito porque os lábios estavam ressecados? Para evitar esse tipo de situação e poder usar a maquiagem que você quiser e quando quiser, basta adotar alguns truques fáceis no dia a dia. Veja abaixo como deixar a região macia e hidratada neste Dia do Beijo!

1) O hidratante labial é seu melhor amigo

“É fundamental o uso dos lip balms e reparadores de barreira labial, para conferir proteção extra”, comentou a dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro, que indica como melhores ativos para recuperação pantenol, manteiga de karité, manteiga de cacau e vaselina.

2) Esfoliação periódica é bem-vinda

Segundo a médica, a esfoliação deve ser feita, mas requer cuidados. “Quando fazemos de forma muito agressiva, em vez de remover as células, traumatizamos a área. Por isso, invista em esfoliantes específicos para os lábios, que têm grânulos menores e são menos abrasivos. Faça movimentos circulares bem suaves, uma vez por semana”, indicou.

3) Nada de passar saliva sobre a boca

Além de já serem mais delicados, por ter uma espessura mais fina do que o restante da pele, os lábios ainda têm contato direto com a saliva, que prejudica a cicatrização. “Muitos pacientes possuem o hábito de passar a língua na boca. No entanto, devido ao pH ácido da saliva, esta ação promove ainda mais ressecamento. Evite ao máximo”, afirmou.

4) Não arranque as pelinhas!

Morder a boca e arrancar as pelinhas que se levantam quando a região está muito seca também é uma das atitudes que devemos evitar ao máximo. Isso tudo porque, além da saliva cobrir os lábios, causa-se traumas e machucados, aumentando o risco de infecções.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.