Ao contrário do que muitos pensam, os homens estão cada vez mais preocupados com a saúde, a qualidade e a aparência da pele. Para alcançar os resultados desejados, é importante conversar com um dermatologista, a fim de conhecer melhor as necessidades do rosto. Mas, se você ainda não se convenceu disso, neste Dia do Homem, comemorado em 15 de julho, o DermaClub te explica a importância de ter cuidados especiais com a face. Confira!

Dermatologista explica as características da pele do homem

A principal diferença entre as peles feminina e masculina está nos fatores hormonais, principalmente pelos níveis de andrógenos (responsáveis pelas características masculinas) que circulam pelo corpo. “A testosterona é responsável pelo maior estímulo das glândulas sebáceas e, consequentemente, maior oleosidade”, explicou a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba, Paraná.

Descubra como deve ser a rotina de cuidados masculina

Os dermocosméticos devem atender as necessidades da pele de cada homem. Além disso, para que a aplicação dos produtos se torne um hábito, a rotina precisa ser adequada ao dia a dia. São quatro os passos mais importantes: limpeza, tonificação, hidratação e proteção solar.

"Em áreas mais sensíveis, como a região da barba, é preferível produtos menos agressivos. Considerando que, de maneira geral, o homem tem maior tendência à oleosidade, o ideal é a optar por veículos em gel, gel-creme ou sérum", indicou.

Saiba por que a barba precisa de atenção especial

De acordo com a médica, é comum que os homens desenvolvam a pseudofoliculite, pequenas bolinhas vermelhas, que podem apresentar pus. “Isso acontece porque os pelos raspados, quando crescem, não conseguem atravessar a pele. Para evitar o problema, é importante aplicar um produto pré-barba, a fim de amaciar os fios”, esclareceu. Além disso, as espumas específicas e dermocosméticos pós-barba, também conhecidos como bálsamos, que acalmam a região, também devem ser usados, assim como a água termal.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.