Você sabia que viver em uma cidade grande, como Rio de Janeiro e São Paulo, equivale a fumar de dois a três cigarros por dia? No entanto, a poluição não faz mal apenas para a saúde, mas também para a sua pele. Segundo estudos da The Skin Cancer Foundation, 90% do envelhecimento precoce é provocado pelos agentes poluentes e pela radiação solar. No Dia do Planeta, o DermaClub te explica como proteger a pele, além de deixá-la saudável e jovem por mais tempo.

Saiba como a pele é atingida por estes agentes externos

Segundo especialistas, o que acontece é a produção de radicais livres - moléculas instáveis altamente reativas que danificam as células saudáveis e atrapalham o funcionamento normal da pele. “Quando produzidos naturalmente ao longo da vida são, em sua grande maioria, neutralizados por enzimas protetoras. Porém, existem fontes externas, a que nos expomos no dia a dia, que podem contribuir para a formação em excesso dos radicais livres, promovendo danos irreparáveis”, explicou, a dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba, Paraná. Segundo a médica agentes poluentes, radiação solar, estresse e tabagismo são algumas destas fontes.

Conheça os efeitos da poluição e radiação solar para a pele

Segundo a médica, há a alteração nas funções biológicas de proteínas, como o colágeno. Com o aumento da degradação dessas fibras, surge a flacidez na pele e o aparecimento das rugas. “Existe ainda o acúmulo de elastina, característica do fotoenvelhecimento.E, além disso, ainda provoca manchas”, esclareceu.

Descubra as melhores formas de proteger a pele

Os antioxidantes são essenciais na prevenção do envelhecimento precoce, já que se ligam aos radicais livres para neutralizá-los. “Estas substância podem ser adquiridas através de uma alimentação balanceada ou por meio do consumo de complexos antioxidantes em cápsulas ou dermocosméticos”, disse. Dra. Juliana Jordão. A médica sugere o uso de produtos com alta concentração de vitamina C, E e resveratrol, sempre combinados com o protetor solar, a fim de que a proteção seja completa. Procure um médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia e crie uma rotina de pele para mantê-la bonita e saudável, de acordo com as suas necessidades!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.