Os antioxidantes são um dos principais aliados na manutenção da pele, garantindo que ela continue bonita e saudável. “Esses produtos possuem oligoelementos presentes na natureza, ou sinteticamente fabricados, com a função de minimizar a ação danosa dos radicais livres”, explicou a dermatologista Lilian Akemi Ota, de São Paulo, que conversou com o DermaClub sobre a melhor maneira de usar a substância e concedeu suas principais dicas para quem deseja incluí-lo em sua rotina de cuidados.

Saiba qual a textura de antioxidante perfeita para seu tipo de pele

O produto existe no mercado em diferentes fórmulas tópicas como géis, loções ou séruns, e encontrar a que melhor se adeque ao seu tipo de pele garante um resultado satisfatório. “Quem possui a pele seca deve optar por cremes e outros veículos mais consistentes, já as fórmulas mais fluidas são perfeitas para cútis oleosas; enquanto quem possui o rosto misto pode utilizar veículos na forma de cremes suaves ou géis-cremes”, afirmou.

O produto pode ser usado em qualquer pessoa?

“Desde que não apresentem sensibilidade ao antioxidante, homens e mulheres a partir dos 18 anos podem começar a utilizar algum produto que contenha oligoelementos para evitar o processo de dano celular intrínseco”, apontou a especialista, ressaltando que o dermatologista é o médico correto para orientar e prescrever o produto exato para cada tipo de pele e suas necessidades primordiais.

Descubra como deve ser o ritual de cuidados utilizando o antioxidante

Incluir produtos que contenham antioxidantes em sua rotina de cuidados é essencial para mantê-la protegida e saudável. “Opte por lavar o rosto sempre com água fria e aplique o antioxidante antes do filtro solar, na parte da manhã e à noite, após a limpeza adequada da pele”, concluiu.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.