Sentir dores nas costas, juntas ou articulações é um incômodo que faz parte da sua rotina? Muita gente deve achar comum com a idade, mas esses sintomas são frequentes em pessoas com quadros sérios de estresse, cansaço e má postura. Se você se identificou com algum desses problemas, vale apostar em uma atividade física leve e bem relaxante, como o treino de flexibilidade. Você conhece ou já ouviu falar nesse exercício? O DermaClub explica como aplicar essa prática simples e eficaz na sua rotina. Veja só!

Entenda melhor o que é o treino de flexibilidade

Para aumentar o equilíbrio corporal, a elasticidade dos membros e relaxar a musculatura, a solução pode estar no treino de flexibilidade. A atividade é um tipo de alongamento que visa melhorar a qualidade de vida e bem-estar de quem vive reclamando de dores musculares. O treino é como se fosse um grande espreguiçamento do aparelho locomotor, em que o paciente alonga todo o corpo ou apenas regiões que apresentam mais queixas e incômodos.

O treino de flexibilidade pode ser exercitado em qualquer lugar

O melhor dessa atividade é que ela não precisa de hora, nem de um local específico para ser exercida. O alongamento pode ser feito em casa, nas horas vagas, ao ar livre, antes de iniciar qualquer exercício físico e até após uma longa noite de sono. Basta reservar ao menos cinco minutos para realizar o treino e fazê-lo com orientação profissional, a fim de evitar o agravamento de alguma lesão muscular. Nesses casos, conte com a ajuda de um professor de Educação Física.

Dicas de exercícios para o treino de flexibilidade

Existem várias formas de praticar o treino de flexibilidade e garantir uma boa postura corporal. Para você que deseja iniciar a técnica, os primeiros exercícios devem ser mais simples. O DermaClub indica alguns:

- Faça leves movimentos giratórios com a cabeça, primeiro no sentido horário e depois no anti-horário. Esta ação é ótima para quem sente dores no pescoço ou nos ombros;

- Entrelace as mãos e estique-as acima da cabeça o máximo que conseguir. Isso ajuda a melhorar a postura e alongar os músculos do braço;

- Fique em pé e tente alcançar seus pés, caso não consiga, segure a canela. Esse é um ótimo exercício para esticar a coluna, os braços e as pernas.

Gostou? Que tal investir mais no seu bem-estar com o treino de flexibilidade?