O período de sono é um dos mais importantes para o organismo humano. É durante esse momento que o corpo exerce várias funções: fortalecimento do sistema imunológico, secreção de hormônios, consolidação da memória e combate o envelhecimento das células. Por isso, o Dermaclub conversou com a dermatologista Tatiane Curi, de São Paulo, sobre a relação entre uma noite bem dormida e os cuidados com a pele. Confira!

Saiba qual o tempo ideal de sono para resultados reparadores

Segundo a médica, não se pode estabelecer um tempo “universal”, pois a quantidade de horas é muito relativa de acordo com cada indivíduo e do funcionamento do seu organismo. Entretanto, o ideal seria de 8 a 10 horas por noite, conforme ela destaca. “O encurtamento desse período ou a privação desse ciclo gera uma inflamação que pode deteriorar mais precocemente a formação de colágeno, proteína responsável por melhorar a estrutura, a firmeza e a elasticidade do corpo. Esse tempo seria suficiente para que o nosso cérebro regule a produção do hormônio do crescimento, o GH, que acelera o metabolismo”, concluiu.

Veja o que pode acontecer com o organismo cansado

Em noites mal dormidas ou com poucas horas de descanso há um aumento da produção de cortisol (hormônio liberado em períodos de estresse), que também é responsável pela resistência à insulina, podendo desencadear aumento de peso e diabetes tipo 2. A médica ainda ressalta: “Esse mau hábito libera adrenalina, causando um fechamento dos vasos sanguíneos. Desse modo, a pele fica com aspecto opaco, sem viço e também estimula o aparecimento das indesejadas olheiras”, esclareceu.

Conheça quais cuidados devem ser tomados antes de dormir

A dermatologista elaborou uma lista de atitudes prejudiciais para o organismo que precisam ser evitadas constantemente:

- Evite tabagismo e álcool, pelo menos, três horas antes de ir para a cama, já que eles são estimulantes do sistema nervoso central;
- Remova a maquiagem completamente, para que os poros não fiquem obstruídos durante a noite. Em seguida, faça seu ritual de cuidados com a pele. É nesse momento que o rosto e o corpo ficam mais suscetíveis aos ativos;
- Mantenha o quarto escuro para melhor produção da melatonina;
- Não se esqueça de evitar bebidas com cafeína.

Gostou das dicas? A saúde do sono é fundamental para o pleno funcionamento do organismo!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.