O double cleasing é a mais nova moda quando o assunto é limpeza do rosto: você já ouviu falar nele? O método, muito popular entre as asiáticas - especialmente as coreanas -, usa dois produtos diferentes para limpar a pele - não só para remover a maquiagem como para deixar a região livre de impurezas e oleosidade excessiva, cravos e espinhas. Mas será que esta técnica funciona? É realmente necessária na rotina de beleza? O DermaClub conversou com a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo, que esclareceu o assunto. Confira!

O que é o double cleansing?

De acordo com a médica, “a dupla limpeza, tradução de double cleansing, é uma moda na ásia sobretudo, de aplicar o demaquilante e depois uma loção de limpeza, com ou sem enxágue, para remover os resíduos mais resistentes que ficam na pele, como maquiagem, acúmulo de produtos e poluição”, explicou.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Passo a passo: como é feita a limpeza de pele dupla

1º passo) Deve-se remover todos os resíduos acumulados na pele - dermocosméticos, maquiagem, poluição e outras sujeiras. Na rotina double cleansing, geralmente os produtos usados nesta fase são bálsamos ou óleos, que devem ser retirados com ajuda de uma toalha de rosto umedecida.

2º passo) Essa é a hora de fazer uma limpeza mais profunda, removendo aqueles resíduos que restaram na pele. Nesta etapa, as asiáticas usam dermocosméticos com formulações mais aquosas que permitem que os ativos penetrem melhor na pele. Depois de aplicar e massagear bem o rosto, o produto é removido (novamente) apenas com uma toalha de rosto úmida.

A técnica é essencial na rotina de cuidados com a pele?

Não necessariamente. Segundo a Dra. Flávia, no caso dos produtos oleosos e não laváveis, “com o tempo, isso pode levar a formação de comedões (cravos) e espinhas, pois o próprio produto vai se depositando gradativamente na pele, sobretudo naquelas pessoas com pele mais oleosa, ou quando há muita umidade ou sudorese - condições comuns em nossa pele, que é bem diferente das asiáticas”, esclareceu.

Qual é a melhor maneira de limpar a nossa pele no dia a dia?

Com o uso do demaquilante ou solução micelar para remover a maquiagem, e, em seguida, a higienização com um produto lavável, como gel de limpeza ou sabonete em barra. Você também pode inverter a ordem (usar o gel de limpeza ou sabonete primeiro e depois a solução micelar). Não deixe de consultar o seu dermatologista para receber indicações dos produtos mais adequados para o seu tipo de pele.

Dermatologista:

Drª. Flávia Alvim Sant'Anna Addor // CRM: 66293

Dra. Flávia Addor é dermatologista formada pela Santa Casa de São Paulo, com mestrado no Departamento de Dermatologia da Universidade de São Paulo e extensão universitária na Vrije university (Bruxelas). É membro da Academia Americana de Dermatologia e sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, a médica fez parte do corpo docente da Universidade de Santo Amaro em São Paulo.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.