A celulite atinge cerca de 85% das mulheres acima de 35 anos, sendo uma das principais queixas em relação ao seu corpo. Esse efeito ocorre por diversos fatores, inclusive por sedentarismo e má alimentação. Embora pareça impossível, existem formas de diminuir os furinhos que tanto incomodam, e uma delas é bebendo água. O DermaClub conversou com a dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo, que esclareceu o assunto.

O que é celulite?

Popularmente conhecida como celulite, “lipodistrofia ginóide” é o nome dado à inflamação no tecido celular. De acordo com a dermatologista Carolina Marçon, “a celulite trata-se de uma inflamação no tecido subcutâneo que gera um acúmulo de células de gordura. Ou seja, a somatória de septos interlobulares, com a gordura e alterações da microcirculação levam a uma inflamação que gera o aspecto da lesão”. Mas, existem também outros motivos que causam o agravamento dos furinhos, como alterações hormonais, fatores enzimáticos e maus hábitos.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Exercícios físicos e uma boa alimentação são uma saída para evitar a celulite

Segundo a médica, apostar em um estilo de vida saudável é a melhor forma de evitar o incômodo. “É importante evitar todos os alimentos que favorecem a inflamação e o depósito de gordura. Dietas ricas em açúcar e farinha devem ser evitadas por terem um índice glicêmico alto. Substâncias ricas em sódio, como refrigerante e sal, também devem ser evitadas”, contou.

A dica é combinar uma boa alimentação com atividades físicas. Esse combo é capaz de favorecer a circulação do corpo, melhorar o funcionamento celular e o metabolismo. Além disso, os exercícios contribuem para o fortalecimento muscular da região, que pode se tornar um problema com o processo de envelhecimento e a diminuição do colágeno da pele.

Beber água pode ajudar a eliminar a celulite?

Além de investir em uma alimentação saudável e na prática de exercícios, existe uma aliada importantíssima e acessível a todos que pode ajudar a combater a celulite, a água. Ela pode favorecer a microcirculação local, ajudar na drenagem do líquido acumulado nas áreas da celulite e combater a inflamação da região afetada. Sobre a quantidade a ser ingerida, Carolina explica: “Depende muito do clima da região em que você mora, mas, ainda assim é importante beber muito líquido. No mínimo, dois litros de água por dia”.

Como amenizar o aspecto da celulite?

Além de apostar na boa alimentação, alguns cremes apresentam bons resultados em pacientes, amenizando a celulite. “Invista em produtos com cafeína, retinóides, centelha asiática, castanha da índia, extrato de chá verde e alfa hidroxiácidos, que são substâncias que agem favorecendo a microcirculação local, favorecem a metabolização da gordura e a produção de colágeno”, finalizou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.