As cicatrizes são resultado de algum trauma sofrido pela pele, seja por lesões ou cirurgia. Não dá para prever se a marca terá algum tipo de complicação, como os queloides, por exemplo, mas é possível amenizar seu visual. O DermaClub conversou com a Dra. Mariane Périssé, dermatologista na cidade do Rio de Janeiro, que explicou o que é a cicatriz e como proceder quando o paciente apresentar problemas no processo de cicatrização. Acompanhe!

Entenda o que são cicatrizes e suas características

Segundo a médica, as cicatrizes são áreas de tecido fibroso ocasionadas por lesão direta na epiderme - seja por trauma ou cirúrgico. “A cicatrização completa de um ferimento pode acontecer até seis meses após o traumatismo local, passando por fases de pele avermelhada e sensível, chegando até a cicatriz esbranquiçada residual”, explicou.

Saiba quais tipos de complicações podem acontecer durante a cicatrização

De acordo com a dermatologista, o processo de cicatrização pode encontrar complicações pelo caminho. “Se o crescimento do tecido for anômalo (fora do comum), acontece o queloide ou o que chamamos por cicatriz hipertrófica. Estes são danos inicialmente estéticos, porém, dependendo do tamanho, podem provocar danos muito maiores, como por exemplo problemas motores” esclareceu.

Descubra como cuidar dos sinais já existentes

A dermato explicou que antes de passar por cirurgia ou trauma local, o paciente não tem como saber se vai ter uma boa cicatrização ou não. “O ideal é que, depois da cicatriz instalada, seja feito o tratamento o mais rápido possível, enquanto ela ainda é recente. Ativos hidratantes, como a rosa mosqueta, vitamina E e alguns géis de silicone e lasers são bons tratamentos para casos de queloide” pontuou, afirmando que o importante é se consultar com o médico membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia mais próximo de você para saber quais os melhores tratamentos para o caso.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.