As varizes são veias visíveis, que, na grande maioria dos casos, por questão genética, passam a ser mais saltadas. Qualquer vaso pode ser atingido pelo problema, porém pernas e pés são as regiões mais afetadas. Isso acontece por que manter-se em pé ou sentado por muito tempo dificulta a circulação sanguínea. Para algumas pessoas, as varizes são apenas problemas estéticos, porém é possível sentir dor, desconforto e há risco do quadro evoluir para doenças circulatórias. 

Descubra os fatores propensos para o desenvolvimento das varizes e evite o quadro

O principal causador da doença é a herança genética, passada de pais para filhos. Porém, existem outros fatores que aumentam os riscos de um paciente desenvolver o quadro. Confira:

- Passar muito tempo em pé ou sentada;
- Excesso de peso;
- Sedentarismo;
- Ser do sexo feminino - os hormônios femininos diminuem a força das paredes das veias;
- Gravidez;
- Usar saltos muito altos por longos períodos;
- Casos anteriores de trombose;
- Maturidade - o colágeno das veias diminui com o passar do tempo.

Apesar da predisposição genética ser um fator de difícil controle, é possível evitar o caso com a prática de exercícios aliada à boa alimentação. Além disso, se movimentar durante o período de trabalho ajuda a circulação sanguínea. Outra alternativa é usar meias de compressão.

Saiba quais são os melhores tratamentos para varizes

O tratamento para as varizes pode variar de acordo com o quadro do paciente. Podem ser simples como iniciar a prática de exercícios, evitar o uso de roupas apertadas e longos períodos na mesma posição, além das meias de compressão. Em casos mais graves, podem ser indicados procedimentos como laser, radiofrequência ou até mesmo a cirurgia convencional. Por isso, se o problema está lhe causando desconforto procure o seu médico.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.