O envelhecimento da pele é um processo natural: embora não se possa evitar, é importante passar por essa transição de maneira tranquila, praticando alguns cuidados com a região, principalmente no rosto - área em que surgem as primeiras rugas, linhas de expressão e sinais da flacidez. Para minimizar esses problemas, o DermaClub conta quais os melhores dermocosméticos e ativos e explica a relevância da prevenção no tratamento anti-idade. Confira!

Rugas e linhas de expressão: o que são e por que aparecem?

As rugas e as linhas de expressão são dos primeiros sinais da idade a aparecer no rosto, colocando em evidência a perda de firmeza e elasticidade da pele. Esse problema acontece devido a dois mecanismos: a perda da qualidade e quantidade do colágeno, responsável pela sustentação e elasticidade (capacidade de resposta à movimentação da musculatura) da pele; e do ácido hialurônico, encarregue da densidade da pele. Elas também podem aparecer por conta da exposição solar, poluição, falta de hidratação ou até mesmo pela privação do sono.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Quais os melhores produtos e ativos para usar no tratamento anti-idade?

Os tratamentos mais indicados pelos dermatologistas são aqueles que contam com o uso de antioxidantes - substâncias que ajudam a neutralizar a produção de radicais livres na pele. Seu uso ajuda a combater o envelhecimento extrínseco, o surgimento de novas rugas, uniformizar o tom de pele e melhorar a flacidez. Entre vários, o ativo mais indicado é a vitamina C, que impede a ação dos radicais livres no corpo, aumenta a produção de colágeno e deixa a pele mais uniforme e luminosa. Vale também apostar em tratamentos que estimulem a renovação celular, como os que contêm ácido glicólico: o ativo não só refina e uniformiza a camada mais superficial da pele, reduzindo, assim, a profundidade dos sulcos, como ainda melhora a sua textura e previne o aparecimento de novas linhas.

Entenda a importância da prevenção do envelhecimento da pele

É importante frisar que as rugas não devem ser consideradas um problema, mas sim um fator que tem a ver com o estilo de vida da pessoa. No entanto, para quem deseja evitar ao máximo essas linhas no rosto, vale lembrar que, mais do que tratar, a principal aposta é a prevenção. O protetor solar precisa vir sempre aliado ao uso de antioxidantes - depois da aplicação do segundo, é essencial aplicar o primeiro. Além disso, vale integrar algumas medidas preventivas simples na sua rotina, como ter desde cedo um bom acompanhamento com dermatologista, realizar uma limpeza de pele adequada e ainda usar diariamente filtro solar e dermocosméticos anti-idade.