Nem oleosa, nem seca demais: essas são as características de quem tem a pele mista - um tipo bem particular que envolve a oleosidade na “zona T” (testa, nariz e queixo) com as demais áreas do rosto com tendência ao ressecamento. Para cuidar dessa condição, o ideal é adotar uma rotina de cuidados específica com produtos que ajudem a manter o equilíbrio da região. Para aprender a lidar com esse tipo de pele e quais produtos mais adequados usar, o DermaClub conversou com a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo.

Conheça as características da pele mista

A pele conhecida como mista tem como característica maior oleosidade na “zona T” (testa, nariz e queixo) e normal ou seca no restante. Por isso, é importante ter cautela: "É preciso hidratação, controle de oleosidade e não podemos optar por extremos, ou seja, não ressecar ou hidratar demais". esclareceu.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Cuidados para se ter com a pele mista

De acordo com a dermatologista, é preciso adaptar a rotina de cuidados da pele mista. Existem várias estratégias para manter a oleosidade sob controle e não agredir as áreas mais secas:

1) Usar produtos para controle de oleosidade, como os ácidos, apenas nas áreas críticas;

2) Usar hidratantes não gordurosos diariamente deixa a pele menos sensível e aumenta a tolerabilidade dos produtos;

3) Optar por ativos menos irritantes ou com liberação lenta;

4) Evitar o uso de extremos: produtos muito gordurosos para hidratar áreas secas ou produtos muito agressivos nas áreas oleosas;

5) Aplicar sempre camadas finas dos produtos;

6) Optar por soluções de limpeza suaves, como as águas micelares para higienizar o rosto.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.