Uma das principais queixas nos consultórios de dermatologistas é a caspa. Como a descamação do couro cabeludo pode causar muito incômodo, é comum que, na tentativa de acabar com o problema, o cabelo fique ressecado, com toque áspero e sem brilho. Pensando nisso, o DermaClub te explica como combater a caspa e, ainda, manter a hidratação e saúde dos fios. Confira!

O que é caspa? Saiba mais sobre a doença

A caspa, também conhecida como dermatite seborreica, é causada por fatores genéticos ou hormonais, e promove alteração na produção de sebo em áreas como couro cabeludo e face, manifestando-se como lesões vermelhas e descamativas. Há dois tipos da doença, a chamada caspa seca - descamação fina e mais leve -, e a caspa oleosa - quadro clínico extenso e inflamatório, com escamas que aderem aos fios e couro cabeludo.

Quais são os cuidados necessários para lidar com a caspa sem ressecar o cabelo

Para tratar a caspa, dermatologistas recomendam o uso de dermocosméticos específicos, como shampoos. No entanto, alguns produtos podem deixar os cabelos ressecados, já que são feitos para minimizar o excesso de oleosidade e lesões descamativas do couro cabeludo. Por isso, converse com seu médico e escolha junto com ele o produto ideal para o seu cabelo. Assim, o dermocosmético adequado vai equilibrar o couro cabeludo sem deixar o comprimento das madeixas seco e sem brilho.

Invista na hidratação para manter os fios saudáveis

Assim como a pele, o cabelo também precisa de hidratação para garantir maleabilidade, força e, claro, beleza. Por isso, mesmo fios oleosos precisam de nutrição! O uso regular de máscaras hidratantes pode ser o que você precisava para conquistar todas essas características para suas madeixas. Aposte em ativos como ceramidas e manteiga de karité, que reparam a fibra capilar sem agredir o couro cabeludo.

*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!