Com a função de proteger a pele, a barreira cutânea nada mais é que um conjunto de gorduras, na sua maioria ceramidas, que ajudam a manter a saúde e a beleza dessa região. No entanto, existem inúmeros fatores que a podem danificar, causando problemas que vão dos mais simples - como coceira e vermelhidão - aos mais complexos, como vários tipos de dermatite. Para esclarecer o que acontece e quais são algumas dessas causas, a dermatologista Betina Stefanello, do Rio de Janeiro, contou tudo ao DermaClub. Entenda!

Barreira da pele é danificada diariamente com hábitos corriqueiros

Segundo a Drª Betina, a barreira cutânea é frágil e bastante suscetível a ser danificada com alguns hábitos comuns, que não são tão adequados para a saúde da pele. “Ela é afetada diariamente quando a gordura é removida da nossa pele, removendo as ceramidas. Isso pode acontecer de diversas formas: um banho muito quente, por exemplo, o clima, o estresse ou até o avanço da idade”, esclareceu.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Confira alguns fatores que comprometem a integridade da barreira da pele:

- Poluição;
- Exposição solar excessiva e sem proteção;
- Clima frio e ventoso;
- Ar condicionado;
- Atrito com roupas;
- Limpeza inadequada, com sabonetes demasiado adstringentes;
- Esfoliação excessiva;
- Banhos muito quentes;
- Lesões;
- Baixa umidade do ar;
- Estresse.

Como restaurar a barreira cutânea na sua rotina de cuidados com a pele

Além de restaurar o prejuízo já estabelecido, é importante prevenir novos danos na nossa barreira cutânea, através de uma rotina regrada e equilibrada. “É importante manter a pele sempre bem hidratada, para repor o máximo de ceramidas. É possível repô-las de forma tópica e transdérmica, através de cremes; ou de uma maneira endógena do nosso organismo”, explicou a dermatologista.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.