Dentro as preocupações da gestante com a pele, as estrias estão entre as principais. Com o desenvolvimento do bebê, a pele pode esticar, causando estas marcas indesejáveis. Pensando nisso, o DermaClub procurou a dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba, no Paraná, que revelou como a mulher pode evitar e também minimizar o aspecto durante a gravidez. Confira a entrevista!

Por que é comum a gestante apresentar estrias?

Segundo a médica, existem dois fatores preponderantes no desenvolvimento de estrias durante a gestação. “A hereditariedade interfere no aparecimento, mas não é o principal fator. Filhas de mães que tiveram estrias na gestação têm mais chances, porém, a principal causa é, sem dúvida, o ganho excessivo de peso”, comentou.

De acordo com Dra. Juliana, os obstetras calculam o ganho de peso saudável para a mulher. Quem respeita este limite dificilmente desenvolve as marcas; enquanto pessoas que ganham uns quilinhos a mais têm grandes chances de tê-las. “As únicas estrias que não dependem do ganho de peso são as da mama. Estas surgem pelo aumento rápido da área durante a gestação ou na amamentação”, revelou.

Dermatologista ensina como evitar estrias na gravidez

Melhor do que remediar é prevenir e os cuidados com a pele da gestante devem começar assim que houver a notícia da gravidez. “Um dos principais cuidados é o uso de hidratantes indicados especificamente para a pele da grávida, que, geralmente, contêm óleos e outros ativos naturais”, afirmou. “Já a ureia, ativo conhecido por ser altamente hidratante para evitar estrias, tem seu poder de absorção tão alto que pode atravessar a placenta, chegando até o feto em formação. Por isso, cremes à base desta substância são proibidos”, alertou.

Além da nutrição profunda do corpo, a alimentação regrada é fundamental para ganha de peso gradual. “Vale lembrar que é no último trimestre que a atenção deve ser redobrada, devido ao crescimento da criança e ao inchaço maior. Esses dois fatores contribuem para o aumento de peso considerável na última fase”, disse.

Conheça os tratamentos indicados para minimizar o aspecto das estrias

Segundo Dra. Juliana, os procedimentos a fim de melhorar o visual da estria devem ser iniciados o quanto antes. “Já na amamentação é possível começar tratamentos na clínica dermatológica. Sem dúvidas, o melhor deles é o laser, que consegue eliminar quase por completo estrias precoces”, recomendou a dermatologista.

Consulte o seu médico dermatologista e inicie já seus cuidados com a pele!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.