Para muitas mulheres, a busca pelo corpo, cabelo, unhas e pele perfeitos é uma constante, já que estar dentro dos padrões que a sociedade exige acaba sendo prioridade. O que é esquecido por muitas é que alguns procedimentos e “sacrifícios” podem ser prejudiciais à saúde. Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade de Northwestern, em Chicago, EUA, concluiu que a vaidade tem mais relevância para as entrevistadas do que se prevenir contra o câncer de pele, por exemplo.

Entenda qual é a preocupação das entrevistadas

O estudo foi feito com 435 universitárias, entre 18 e 22 anos, que se bronzeiam de forma artificial, e, ao serem informadas que a prática aumenta em 75%, o risco de câncer de pele, não mudaram suas opiniões sobre o procedimento. Contudo, o número de usuárias reduziu após a associação da irradiação da máquina e o surgimento de rugas. A professora de dermatologia e autora do estudo, June Robinson, afirmou que as mulheres estão mais preocupadas em ficar atraentes do que com os riscos de desenvolver doenças de pele, como o câncer.

As entrevistadas frequentavam clínicas estéticas até quatro vezes por semana, quantidade superior à necessária, e foi constatado que o bronzeamento era realizado por necessidades psicológicas. Muitas não gostavam do tom da pele, outras afirmavam sentir relaxamento após a sessão. Ainda assim, após receberem informações sobre o risco do envelhecimento precoce, houve uma queda de 35% nas visitas em clínicas.

Descubra o que é o bronzeamento artificial

O bronzeamento artificial é um procedimento que garante tom dourado à pele sem a necessidade da exposição solar. Nas câmaras, por exemplo, há uma intensa fonte de radiação ultravioleta A - principal responsável pelo envelhecimento da pele. A penetração do UVA provoca rugas, perda de elasticidade, manchas e altera fibras elásticas e colágenas. Apesar de não provocar vermelhidão no corpo, os danos estão atingindo o paciente e irão se manifestar no futuro.

Procure um médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia para saber quais são os procedimentos mais adequados para o seu corpo e pele. Além disso, não esqueça de aplicar o filtro solar diariamente e previna os danos causados pela radiação.