Tem dificuldade de começar ou até mesmo de dar continuidade à uma atividade física? Que tal experimentar um exercício em grupo? A prática em conjunto apresenta várias vantagens, uma delas é que você consegue ter mais estímulo para superar as dificuldades. Além disso, segundo uma pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, realizar uma atividade com amigos é, inclusive, mais prazeroso, porque gera uma liberação maior de endorfina, hormônio ligado à sensação de bem-estar. Tá em dúvida em qual exercício escolher? Olha só as opções:

1) Spinning: atividade divertida e com alto gasto calórico

Sucesso nas academias, o spinning é praticado com o auxílio de uma bicicleta ergométrica que possui variações de velocidade e força. Contudo, o grande diferencial da aula está na música, que dita o ritmo da aula. Apesar de ser uma exercício de baixo impacto, o spinning é excelente para aumentar a resistência cardiorrespiratória e ainda possui um alto gasto calórico, já que em uma sessão de apenas 45 minutos elimina-se em média 500 calorias.

2) Aposte na corrida em grupo para inserir a prática de vez na sua rotina

A corrida é uma modalidade que não requer muitos equipamentos - roupas confortáveis e um bom tênis são suficientes! - e pode ser praticada tanto por quem nunca fez atividades físicas quanto por quem já tem uma rotina de treinos. Antes, é claro, converse com um médico para ver se você está apto a realizar o exercício. Além disso, quem dita o ritmo é você, bem como o local a ser feito, que pode ser ao ar livre ou indoor. Os benefícios? Perda de gordura corporal, fortalecimento dos músculos inferiores e a sensação de bem-estar são apenas alguns deles.

3) HIIT oferece alto gasto calórico em pouco tempo

Com sessões rápidas e fáceis de encaixar na agenda, o HIIT - High Intensity Interval Training ou Treino Intervalado de Alta Intensidade - é a modalidade que vem conquistando adeptos ao redor do mundo. Com exercícios dinâmicos e intensos, a atividade é perfeita para ser praticada em grupo porque não requer muitos equipamentos e pode ser feita em praticamente qualquer lugar. O sucesso do HIIT se dá, sobretudo, devido à promessa de resultados visíveis mais rápidos do que a maioria dos outros esportes.

4) Conheça os benefícios do Muay Thai

O Muay Thai é, definitivamente, uma das atividades mais completas. Com uma aula de ritmo intenso, o treino consiste em uma mistura de flexões, alongamentos, abdominais, chutes e agachamentos praticamente ininterruptos. Mas, apesar do alto esforço, os benefícios também são grandes, como a melhora na flexibilidade, concentração, coordenação motora e definição da musculatura

5) Pilates é a atividade ideal para relaxar e manter o corpo saudável

Verdadeira febre no universo feminino, o pilates é um exercício muito completo que se utiliza da força da própria resistência dos músculos, ajudando a melhorar a concentração e a flexibilidade. Além disso, a atividade também é excelente para melhorar o controle da respiração e para aliviar o estresse. Ou seja, é uma ótima opção para relaxar após um dia conturbado.

Invista em alguma dessas modalidade para viver de modo mais equilibrado!