Você sabe como obter uma proteção completa para a pele?

Se você quer ficar com a pele linda, livre das manchinhas e irritações, alguns cuidados diários e importantes devem ser adotados. O principal deles é a combinação de filtro solar e de antioxidantes, que garante uma proteção completa. Pensando nisso, o Dermaclub preparou uma matéria contando tudo o que você deve fazer para conseguir esse efeito. Confira!

Entenda quais os benefícios de combinar a ação do protetor solar com o uso de antioxidantes

Os radicais livres são moléculas instáveis, que danificam a pele e aceleram o processo de envelhecimento cutâneo. Há duas principais razões para o problema: a incidência da radiação solar, devido principalmente aos raios ultravioleta, e o metabolismo das células.

Para evitar isso, o protetor solar exerce um bloqueio externo para impedir os efeitos da radiação do sol. No entanto, o produto protege somente contra cerca de 55% dos danos causados pelos radicais livres induzidos pela radiação UV. Quando você combina o uso do filtro com antioxidantes, a proteção fica potencializada e esses danos diminuem. É importante ressaltar que o antioxidante deve ser aplicado sempre antes do fotoptotetor!

Onde encontrar compostos com propriedades antioxidantes?

Os antioxidantes têm em sua composição elementos presentes na natureza, que neutralizam e minimizam a ação dos temidos radicais livres. Na indústria dermocosmética, pode ser encontrados das mais variadas formas: loções, séruns e géis, que são indicados conforme o tipo de pele e suas necessidades. Até hoje a vitamina C pura é um dos principais antioxidantes utilizados para o tratamento da pele e é reconhecido pela dermatologia graças à sua superioridade de ação e eficácia clínica.

Além disso, vários alimentos, como acerola, laranja, tomate, morango e cenoura têm substâncias como vitamina A, B e C, que rejuvenescem, protegem a pele contra agressores externos e ainda hidratam.

A proteção solar deve ser contínua

É comum escutarmos que o uso do filtro tem que ser frequente, até mesmo nos dias sem sol. No entanto, a correria e a falta de atenção para o tema faz com que esse hábito seja praticado por poucas pessoas. Contudo, se você sempre realiza essa etapa, dependendo de qual produto você utiliza, além de proteger a pele contra o sol, o dermocosmético pode controlar a oleosidade, disfarçar as imperfeições e minimizar manchas. Por isso, leve-o sempre na bolsa e opte por um protetor com FPS maior que 30.

Agora que você já sabe essas dicas, tente aplicá-las no dia-a-dia!