Muitas vezes, achar o filtro solar ideal demanda tempo, paciência e muitos testes. "O dermatologista indica as melhores opções para as necessidades daquela pele, mas o paciente tem a liberdade para escolher o produto que se sente mais confortável ao usar", disse a dermatologista Vanessa Metz, Rio de Janeiro. Mas você sabia que existe um protetor ideal para todos os tipos de pele? Descubra!

Entenda por que os filtros físicos podem ser usados por todos os tipos de pele

Segundo especialistas, ao contrário dos filtros químicos, que podem ser absorvidos pela pele, os filtros físicos permanecem apenas em sua superfície, criando uma barreira que reflete os raios solares. Esses filtros, conhecidos por sua elevada segurança, são adequados para todos os tipos de pele. O produto ainda possui ampla proteção contra raios UVA e UVB, que são refletidos quando entram em contato com a superfície protegida da pele.

Saiba quais são as principais características do filtro físico

- Possuem em sua fórmula ativos como o óxido de zinco e dióxido de titânio, responsáveis pela formação da camada que protege a pele,não sendo absorvidos pelo organismo;

- O produto é leve e pode ser espalhado com facilidade;

- É possível encontrar versões com cor, que protegem e corrigem as imperfeições de uma só vez, uniformizando a tonalidade da pele e protegendo contra a luz visível;

- Os protetores solares físicos são resistentes à água, mas ainda assim devem ser reaplicados durante o dia, de 2 em 2 horas conforme a orientação da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Isso garante a proteção durante todo o período de exposição à radiação.

Filtros físicos são indicados para aplicação em peles sensíveis/sensibilizadas

Os filtros físicos podem ser usados por qualquer tipo de pele, da mais oleosa à extremamente seca. Porém, há um tipo de pele específico que se beneficia com as características do produto. As peles reativas, sensíveis ou sensibilizadas por procedimentos dermatológicos - como peelings e lasers - tem a chance de reação reduzida se utilizar um filtro físico quando comparado com o uso de filtros químicos.

Visite um médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia e inicie já a sua rotina de cuidados diários com a pele, incluindo a proteção solar!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.