A flacidez do rosto ou do corpo é uma característica que atinge várias pessoas - entre homens e mulheres - e, muitas vezes, acaba se tornando um grande problema estético. A pele pode perder o tônus em várias circunstâncias, especialmente, em casos de perda muito intensa de peso, após a gravidez ou devido ao processo de envelhecimento. Mas como podemos acabar com essa falta de firmeza corporal e facial? Existem produtos capazes de prevenir e tratar a flacidez da pele? É mesmo necessário fazer exercício físico? O DermaClub fez um apanhado para esclarecer essas e outras dúvidas sobre o tema. Confira!

1. O que é flacidez?

A flacidez, normalmente é um processo natural da pele, que se dá com o envelhecimento e a perda das fibras de colágeno - proteína responsável pela sustentação da pele. Elas são degradadas a uma velocidade maior do que conseguem ser produzidas e a partir dos 25 anos, já é possível notar a queda da produção, não só em relação à quantidade, mas também à qualidade. O resultado desse somatório  é uma pele mais flácida e com estrutura bastante comprometida.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

1.1. A quem a flacidez atinge?

No geral, uma rotina desregrada de saúde e cuidados com o corpo podem levar à flacidez. Por uma questão hormonal, mulheres são mais propensas à perda de firmeza dos tecidos. Mulheres após a menopausa, idosos de ambos os sexos que sofrem substituição de parte dos músculos por gordura, pessoas que perdem grande quantidade de peso de forma rápida e indivíduos de pele mais clara, que se expõem muito a raios solares, desenvolvem  a flacidez.

1.2. O que a flacidez pode causar?

- Celulite;

- Rugas;

- Ressecamento da pele.

1.3 Causas da flacidez:

Algumas coisas que podem deixar a pele flácida são: 

- Perda de colágeno;

- Processo de envelhecimento;

- Usar roupas apertadas;

- A falta de hidratação da pele;

- O consumo incorreto de água;

- Abusar do sal na comida;

- Exagerar nos doces;

- Alimentação rica em gordura;

- Ausência de atividades físicas;

- Etc.

2. Cuidados que ajudam a recuperar a firmeza da pele

Para recuperar a firmeza da pele e acabar de vez com a flacidez, vale adotar alguns hábitos. Confira:

2. 1. Técnicas de massagem

Massagear os músculos da face e do corpo ajuda a pele a ficar mais firme e forte.

2. 2. Alimentação saudável

É fundamental para dar um equilíbrio na saúde da sua pele. Alimentos com antioxidantes, como vitamina C e E, leite, cereais e peixes ajudam a nutrir a pele e manter a firmeza.

2. 3. Filtro solar

Exposição solar em excesso coopera para que o tecido da pele perca força, causando o aparecimento de manchas, envelhecimento precoce e, ainda, pode ocasionar câncer de pele. Por isso, use o filtro para evitar os danos negativos e rugas.

2. 4. Utilize produtos especializados

Escolher dermocosméticos adequados também ajuda no combate à flacidez da pele, porém, antes de comprar qualquer produto, o ideal é consultar o seu dermatologista. Para isso, são indicados cremes rejuvenescedores e produtos que favoreçam a produção de substâncias naturais da pele, como colágeno e elastina.

2. 5. Pratique atividade física regular

Ao praticar atividades físicas, você fortalece os seus músculos e também o tônus dos mesmos. Desta forma, a pele também fica menos flácida e mais lisa. Escolha um exercício que se identifique com você, seja ele ao ar livre, dentro de uma academia ou até em uma escola de dança.

3. Alimentos que ajudam a combater a flacidez

3. 1. Frutas vermelhas (amora, morango, cereja e framboesa)

São ricas em antioxidantes, que agem contra os radicais livres - átomos que se unem às células boas e anulam suas funções.

3. 2. Alimentos alaranjados

É possível obter a vitamina A, que contribui para a produção das fibras de colágeno, por meio da abóbora, cenoura e manga.

3. 3. Frutas cítricas

São ricas em vitamina C e também colaboram para a formação de colágeno.

3. 4. Aveia

Além de regular o intestino, o que ajuda na aparência da pele, o cereal é fonte de silício, que é indispensável na produção de colágeno.

4. O que não comer para prevenir a flacidez?

Existem alimentos que estimulam ou agravam a flacidez no corpo. Por isso, evite comidas muito doces, refrigerantes, frituras, embutidos e alimentos ricos em sódio. Não se esqueça de procurar o seu nutricionista para indicações mais especializadas.

5. Como tratar a flacidez?

Existe uma variedade de artifícios para minimizar a flacidez na pele:

- Uso de dermocosméticos com ácido hialurônico e outros ativos hidratantes, como a vitamina B5 e o Pro-Xylane;

- Radiofrequência;

- Laser;

- Preenchimento com ácido hialurônico;

- Aplicação de toxina botulínica;

- Peelings;

- Alimentação saudável;

- Atividades físicas.

6. Ativos que ajudam no tratamento da flacidez

- Ácido hialurônico;

- Manteiga de karité;

- Vitamina B5;

- Vitamina B3;

- Pro-Xylane;

- HEPES.

7. Mitos e verdades sobre a flacidez

7. 1. Exercícios físicos ajudam acabar com a flacidez.

Verdade. Fazer exercício físico é fundamental para combater a flacidez, já que as atividades de força, resistência e alongamento ajudam a manter o corpo com tônus em dia. Ao estimular os músculos e diminuir o tecido adiposo, os exercícios revelam áreas mais tonificados e amenizam, ao mesmo tempo, a flacidez.

7. 2. A alimentação não tem nada a ver com a pele flácida

Mito. Uma alimentação equilibrada é fundamental para a prevenção e combate à flacidez. Nesse sentido, é interessante investir em substâncias antioxidantes e ricas em nutrientes essenciais, que contribuem para a sustentação e a elasticidade da pele.

7. 3. É normal a flacidez ocorrer após a gravidez

Verdade. A flacidez é muito ressaltada pelas mulheres após o parto, devido ao estiramento demasiado das fibras de colágeno e elastina durante a gestação. Depois que a paciente tem o bebê, tende a perder peso, e esse processo faz com que a pele fique frouxa e flácida.