A formação de bolinhas vermelhas na pele é um dos principais sintomas da foliculite. Mas a doença de pele, que também causa coceira e pequenas pústulas amarelas bem similares a espinhas, também pode ser considerada como um tipo de alergia? O DermaClub esclarece se existe alguma relação entre os dois problemas e indica o melhor tratamento para acabar com a irritação. Veja só!

Foliculite é um tipo de alergia na pele?

A foliculite é uma doença de pele infecciosa capaz de atingir várias regiões do corpo que possuem folículos pilosos, como braços, axilas, coxas e virilha. Um dos principais fatores que podem causar a foliculite é a bactéria Staphylococcus aureus, que se aloja na pele e causa bolinhas vermelhas e irritativas. Por esse motivo, não podemos considerá-la uma alergia de pele, já que não é motivada por uma reação do próprio organismo, mas sim por uma bactéria ou fungo no local.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Afinal, o que é alergia na pele?

É uma reação inflamatória ou irritativa que se manifesta em diferentes regiões do corpo, que podem ser causadas pela ingestão de algum alimento ou o contato com substâncias irritativas, por exemplo. São consideradas dermatites não contagiosas, por isso, quem apresenta essa condição não precisa ter problema em partilhar objetos, roupas e tocar na pele de outras pessoas.

Qual é o melhor tratamento para a foliculite e alergias?

Foliculite:

- Higiene utilizando água morna e sabonete para o seu tipo de pele;
- Uso tópico de pomadas ou cremes corticoides;
- Uso tópico de pomadas ou cremes antifúngicos ou antibacterianos;
- Uso de água termal em casos de irritação e vermelhidão;

Alergias:

- Hidratantes leves com ativos prebióticos;
- Sabonetes sem parabenos;
- Água termal à vontade;
- Protetor solar com amplo espectro e textura leve;
- Desodorante sem álcool.