O surgimento de bolinhas vermelhas na pele que coçam é um dos principais sintomas da foliculite - inflamação que atinge os folículos pilosos em qualquer parte do corpo, inclusive na virilha. Essa doença de pele, além de causar lesões, também pode desencadear manchas na pele por conta da irritação, que acaba estimulando a produção de melanina. Qual é o melhor tratamento para a foliculite na virilha? É possível evitar ou clarear as marcas escuras? O DermaClub esclareceu essas e outras dúvidas sobre o tema para você!

Como surge a foliculite na virilha?

Existem muitos fatores que podem desencadear a foliculite na virilha, como o aumento da queratinização na pele - causando a obstrução dos folículos, o que dificulta a saída dos pelos; se depilar de maneira errada usando lâmina ou cera (uma das causas mais comuns); além do calor e suor somado com o abafamento das roupas (motivo bem característico da região).

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Tratamento de foliculite na virilha: como acabar com as bolinhas vermelhas

O tratamento da foliculite pode variar de acordo com a causa, tipo e gravidade das lesões. Mas, normalmente, na área da virilha costuma envolver uma higiene local utilizando água morna e sabonete antisséptico, o uso tópico de pomadas ou cremes com corticoides e, em casos de depilação incorreta, uma solução definitiva é a depilação a laser - que destrói o folículo piloso e impede que a foliculite se repita.

É possível evitar a foliculite na virilha?

Sim. Basta praticar algumas medidas preventivas no dia a dia, como:

- Evitar o uso de roupas muito justas, pois elas aumentam o atrito com a pele e retêm o suor;
- Preferir roupa íntima de algodão para prevenir o abafamento na região;
- Depois do banho, enxugar muito bem a pele da região para evitar fungos;
- Se depilar na direção correta do crescimento do pelo.

Como clarear as manchas na pele causadas pela foliculite?

As manchas na virilha causadas pela foliculite podem ser clareadas com alguns cuidados, que envolvem procedimentos e até o uso de dermocosméticos, como:

- Peelings;
- Esfoliação;
- Creme com efeito clareador de pele.

Converse com um dermatologista sobre a melhor opção de tratamento para o seu caso!