Você já pensou em incluir um produto antioxidante na sua rotina de cuidados com a pele? Essas substâncias, como é o exemplo da Vitamina C pura, ajudam a prevenir sinais do envelhecimento precoce (rugas, flacidez e manchas) através da inibição dos radicais livres, potencializam a ação do seu protetor solar e ainda amenizam os efeitos nocivos da poluição. Com tantos benefícios assim, chegou a hora de saber como encaixar o tratamento no seu ritual de beleza diário. O DermaClub conversou com a dermatologista Juliana Jordão, que montou um guia definitivo de como usar antioxidante. Confira!

O que são produtos antioxidantes? Qual é a função da Vitamina C na pele?

Antioxidantes são substâncias capazes de neutralizar os danos dos radicais livres na pele - moléculas instáveis que podem ser produzidas por diversos fatores, como tabagismo, poluição, exposição solar, etc. Elas causam um grande dano na nossa estrutura celular gerando várias consequências para a pele, como, por exemplo, o envelhecimento precoce.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Mas não se preocupe: “Através do uso de antioxidantes, como a Vitamina C, nós temos uma redução da ação de radicais livres e, por consequência, conseguimos um grande auxílio na prevenção do processo de envelhecimento”, garantiu.

Por que devo incluir vitamina C ou outro antioxidante na rotina de cuidados com a pele?

O nosso organismo possui uma capacidade antioxidante natural para combater os radicais livres e se defender das agressões ambientais diárias. Quando a quantidade de agressão a que a pele se expõe é maior do que a capacidade antioxidante natural do nosso organismo, inicia-se o estressse oxidativo que leva ao aparecimento dos sinais de envelhecimento acelerado, além de causar fragilidade e o ressecamento da pele. Por isso, a suplementação é tão necessária! Acrescentar a vitamina C ou outro antioxidante à rotina aumenta as defesas naturais, previne o envelhecimento e mantém a hidratação e a beleza.

Quais são os principais benefícios dos antioxidantes como a vitamina C para a pele?

Dentre os benefícios, a Drª Juliana ressalta que os antioxidantes ajudam no clareamento e proteção contra a formação de manchas, melhora do brilho e qualidade da pele, além de reduzirem a ação dos radicais livres - prevenindo o processo de envelhecimento precoce. De forma mais detalhada:

Proteção contra o fotoenvelhecimento: os raios solares geram a produção de radicais livres em excesso, o que interfere na síntese de colágeno. Sendo assim, para ter o máximo de benefício dos antioxidantes, precisamos usar juntamente com o protetor solar diariamente. Os dois produtos aumentam a proteção da pele e previnem o fotoenvelhecimento.

Proteção contra a poluição: um dos grandes vilões atuais é a poluição. Ela está envolvida com o envelhecimento, o aparecimento de manchas na pele e o ressecamento intenso. Nas grandes cidades, os principais poluentes são o ozônio (O3) e as partículas originadas da queima de combustíveis, como gasolina que estimulam a formação dos radicais livres e assim causam danos a nossa pele. Logo, os antioxidantes ajudam a amenizar os efeitos nocivos da poluição sobre a nossa pele, mesmo quando não conseguimos percebê-la.

Proteção contra a Luz Visível: a Luz Visível é emitida por aparelhos eletrônicos, além de também ser parte da radiação solar. Atualmente considerada um dos principais estimulantes para a formação de manchas duradouras na pele, a Luz Visível também é um dos maiores estimulantes de radicais livres na nossa pele, e se pensarmos que estamos expostos o tempo todo a Luz Visível, é muito importante estar sempre protegido. Os antioxidantes conseguem combater os radicais livres induzidos pela Luz Visível, protegendo a nossa pele dos nossos inseparáveis gadgets, como: computador, celular e tablet.

Como encaixar um antioxidante na rotina de cuidados com a pele

Antes de aprender a usar um antioxidante, é importante saber escolher bem o produto a ser usado. Dependendo do seu tipo de pele, o dermocosmético pode ser usado na versão sérum ou creme e com os mais variados ativos. Neste momento de decisão, é importante contar com a ajuda de um dermatologista! Ao decidir o produto ideal, ele deve ser usado todos os dias pela manhã e à noite. Seguindo o passo a passo:

1º passo) Lave o rosto com o sabonete facial de costume e, em seguida, passe o tônico ou solução micelar para remover os resíduos que ficaram.

2º passo) Aplique algumas gotinhas do sérum de vitamina C ou outro antioxidante e espalhe no rosto. Espere um pouco até a pele absorver todo o produto.

3º passo) Finalize passando o filtro solar. É importante que o produto tenha amplo espectro e, de preferência, cor, para proteger contra a radiação solar + luz visível.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.