Os antioxidantes são substâncias essenciais na rotina de cuidados com a pele. Eles auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce, inibindo a ação dos radicais livres - moléculas instáveis presentes no corpo que, quando alteradas, podem causar o estresse oxidativo e, consequentemente, o surgimento de problemas como flacidez e rugas. Para prevenir que todo esse processo aconteça em seu rosto, o DermaClub conversou com a dermatologista Christiane Gonzaga, do Rio de Janeiro, que explicou o guia definitivo sobre como usar antioxidantes. Confira!

O que são antioxidantes? Entenda mais sobre essa substância

De acordo com a médica, são moléculas capazes de neutralizar os radicais livres do corpo - moléculas instáveis, que causam danos às estruturas e células do nosso corpo, como o DNA e o colágeno, acelerando o processo de envelhecimento celular. “Logo, as defesas antioxidantes protegem os tecidos e as estruturas do corpo da ‘lesão’ causada pelos radicais livres”, afirmou.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

O nosso organismo possui uma capacidade antioxidante natural para combater os radicais livres e se defender das agressões ambientais diárias. Quando a quantidade de agressão a que a pele se expõem é maior do que a capacidade antioxidante natural do nosso organismo, inicia-se o processo de envelhecimento acelerado, além de causar fragilidade e o ressecamento da pele. Por isso, a suplementação é tão necessária ! Suplementar a pele com antioxidantes aumenta as defesas naturais, previne o envelhecimento e mantém a hidratação e a beleza. Os antioxidantes mais procurados por seus benefícios são: Vitamina C, Vitamina E, Resveratrol, Beta-caroteno, Ácido ferúlico, entre outros.

Conheça os benefícios dos antioxidantes

Essas substâncias promovem vários benefícios a pele:

Proteção contra o fotoenvelhecimento: os raios solares geram a produção de radicais livres em excesso, o que interfere na síntese de colágeno. “Tempos atrás, os antioxidantes eram usados somente à noite, para recuperar a pele dos efeitos dos radicais livres produzidos durante o dia. Porém, atualmente sabemos que para ter o máximo de benefício dos antioxidantes, a grande novidade é o combo antioxidantes + protetor solar. Os dois produtos juntos, aumentam a proteção da pele”, garantiu a dermatologista.

Proteção contra a poluição: Um dos grandes vilões atuais é a poluição. Ela está envolvida com o envelhecimento, o aparecimento de manchas na pele e o ressecamento intenso. Nas grandes cidades, os principais poluentes são o ozônio (O3) e as partículas originadas da queima de combustíveis, como gasolina que estimulam a formação dos radicais livres e assim causam danos a nossa pele. Logo, os antioxidantes ajudam a amenizar os efeitos nocivos da poluição sobre a nossa pele, mesmo quando não conseguimos percebê-la.

Proteção contra a Luz Visível: A Luz Visível é emitida por aparelhos eletrônicos, além de também ser parte da radiação solar. Atualmente considerada um dos principais estimulantes para a formação de manchas duradouras na pele, a Luz Visível também é um dos maiores estimulantes de radicais livres na nossa pele, e se pensarmos que estamos expostos o tempo todo a Luz Visível, é muito importante estar sempre protegido. Os antioxidantes conseguem combater os radicais livres induzidos pela Luz Visível, protegendo a nossa pele dos nossos inseparáveis gadgets, como: computador, celular e tablet.

Como usar antioxidantes em sua rotina de cuidados com a pele?

Antes de aprender a usar um antioxidante, é importante saber escolher bem o produto a ser usado. Dependendo do seu tipo de pele, o dermocosmético pode ser usado na versão sérum ou creme e com os mais variados ativos. Neste momento de decisão, é importante contar com a ajuda de um dermatologista.

Ao decidir o seu tipo ideal de antioxidante, ele deve ser usado todos os dias pela manhã e à noite. A Dra. Christiane explica como ele deve ser aplicado na rotina de cuidados:

“Após limpar e tonificar a pele, aplique o creme ou sérum antioxidante indicado pelo dermatologista. Em seguida, aplique o filtro solar e a maquiagem. À noite, o antioxidante entra também após a limpeza. Use pouca quantidade do produto e espalhe delicadamente pelo rosto todo”, descreveu.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.