Ter uma rotina de cuidados com a pele é essencial para manter o equilíbrio, a beleza e a saúde da região. Usando os produtos corretos, conseguimos resultados incríveis, mas, muito além disso, com a mudança ou a inclusão de novos hábitos neste ritual, é possível transformar a sua pele, ou seja, ter um rosto mais lisinho, macio, e bonito, sem se preocupar com a oleosidade, espinhas, sensibilidade ou ressecamento. O DermaClub listou 7 dicas para você praticar a partir de agora!

1) Limpar bem o rosto com solução micelar e sabonete, sem deixar nenhum resíduo

Além de manter a pele limpa e preparada para receber o tratamento de outros produtos, a higiene do rosto é importante para evitar o acúmulo de resíduos, o aumento da oleosidade, o entupimento dos poros e, consequentemente, a formação de lesões de acne. Pratique essa etapa usando um sabonete em barra ou gel de limpeza específico para a sua pele.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Se você estiver maquiada, antes de lavar o rosto, remova completamente a make com solução micelar usando pedaços de algodão. Comece pela região dos olhos, se estiver com máscara de cílios, sombra ou corretivo, e depois vá para as outras áreas até o algodão sair limpo. Não pule esta etapa e em hipótese alguma durma de maquiagem.

2) Não lavar o rosto com água quente

Se você tem o costume de lavar o rosto com água quente, saiba que esse hábito não é benéfico. Além de promover ressecamento, deixar a pele com aspecto craquelado, com coceira e placas vermelhas, usar água quente para fazer a limpeza da pele, pode acabar aumentando a oleosidade - como uma autodefesa natural da região. Sendo assim, prefira fazer o ritual usando água fria.

3) Não enxugar o rosto com a mesma toalha de banho

É isso mesmo! Nada de secar o rosto com a toalha de banho ou a que fica no banheiro para enxugar as mãos. Essa atitude acaba transferindo bactérias acumuladas na toalha para a sua pele, o que pode promover uma piora em casos de acne, por exemplo. Para evitar o problema, separe uma toalha só para você enxugar apenas o rosto ou use lenços de papel.

4) Hidratar a pele todos os dias

Todas os tipos de pele precisam de hidratação, inclusive as oleosas, que, muitas vezes, acabam produzindo uma quantidade excessiva de sebo por conta da falta desse hábito (o chamado efeito rebote). Então, se você quer controlar a oleosidade ou o ressecamento da pele, hidrate a região duas vezes ao dia todos os dias.

5) Aplicar antioxidante

Seja para reforçar a ação do filtro solar ou evitar a formação de rugas e flacidez, o uso de um antioxidante é essencial na rotina de cuidados com a pele por combater a ação dos radicais livres. O produto pode ser usado duas vezes ao dia - de manhã, com o protetor solar, ou à noite depois da limpeza da pele.

6) Usar filtro solar diariamente

Usar filtro solar todos os dias é um hábito que precisa ser reforçado na rotina de cuidados com a pele. O produto deve ser usado em dias nublados ou ensolarados, em lugares cobertos ou ao ar livre e reaplicado a cada três horas ou menos em caso de sudorese intensa ou mergulhos na praia ou na piscina. Aposte em um protetor com FPS 30, no mínimo, com amplo espectro e, de preferência, com cor para proteger o rosto tanto da radiação solar, quanto da luz visível.

7) Consultar regularmente o seu dermatologista

Pelo menos a cada um ano - se você não tiver nenhum problema de pele - é necessário consultar o seu dermatologista para uma reavaliação, acompanhamento ou mudança de produtos para sua rotina de cuidados. O profissional também deve ser sempre procurado em casos de doenças de pele ou alguma irregularidade na região.